No ensino de Ciências, o uso de Questões Sociocientíficas (QSC) tem ganhado cada vez mais destaque, uma vez que essa abordagem educacional possibilita ensino de conceitos, valores, habilidades e atitudes para a tomada de decisões frente às problemáticas presentes no cotidiano da sociedade. Entretanto, mesmo com a relevância dessa abordagem, ainda são relativamente poucas as pesquisas que tratam do ensino de Ciências baseado em QSC e menos ainda aquelas envolvendo a formação de professores ou propostas de ensino destinadas a esse fim. Sendo assim, considerando a importância de professores bem preparados para desenvolver essa abordagem, bem como, da elaboração de planejamentos consistentes que os auxiliem no desenvolvimento de suas propostas nas salas de aula, nessa pesquisa nos propusemos a (i) identificar na literatura parâmetros que precisam estar presentes em sequências didáticas baseadas em QSC, de acordo com autores da área; (ii) caracterizar sequências didáticas fundamentadas em QSC de acordo com esses parâmetros; e (iii) traçar um paralelo comparativo das sequências didáticas elaboradas em relação à contemplação dos eixos norteadores da análise. Para isto, uma ferramenta analítica foi aprimorada, buscando implementar subcategorias que refinassem os eixos de caracterização de SD fundamentadas em QSC. As SD produzidas pelos professores em um curso de formação continuada constituíram o corpus de dados deste trabalho e sua análise, com base nas subcategorias propostas, nos permitiram perceber que, de forma geral, alguns eixos norteadores foram bem contemplados, como: a contextualização com a realidade em que os estudantes estão inseridos; a promoção da Educação CTSA; a mobilização de conhecimentos científicos na busca pela resoluções de problemas cotidianos; e a contemplação das três dimensões do conteúdo (conceitual, procedimental e atitudinal). A análise destas propostas também nos permitiu destacar a importância da formação continuada de professores de Ciências para o desenvolvimento de boas SD fundamentadas em QSC, uma vez que os professores em formação puderam discutir e refletir criticamente sobre aspectos acerca desta abordagem e de suas práticas pedagógicas e construir as sequências de forma coletiva e mediadas por membros mais experientes da equipe. Assim, depreende-se que foram criadas oportunidades de aprendizagens para a elaboração de SD com potencial de possibilitar que os estudantes desenvolvam opiniões críticas sobre as problemáticas e que sejam capazes de tomar decisões conscientes frente às problemáticas, fundamentadas por argumentos justificados e em prol de uma sociedade com maior justiça social e ambientalmente sustentável. Palavras-chave: Formação continuada de professores de Ciências, Questões Sociocientíficas, Caracterização de sequências didáticas.
A Lei nº 13.415 de 2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e acarretou mudanças não só no currículo do ensino médio, mas também no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos materiais didáticos produzidos. O PNLD é um programa que conta com diversos critérios para realizar a avaliação dos livros didáticos de forma criteriosa. Esses critérios variam de acordo com a especificidade de cada área do conhecimento. Após a reforma do ensino médio, o programa sofreu alterações para se adaptar à nova realidade dos livros didáticos. Atualmente as coleções são divididas por áreas do conhecimento. Os livros de Química, agora chamados de livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), deveriam trabalhar os temas químicos de forma interdisciplinar com conteúdos de física e biologia. O objetivo do trabalho foi analisar uma das coleções didáticas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio aprovada no PNLD 2021. Adotamos como parâmetros de análise: os aspectos visuais; a linguagem dos textos; as atividades experimentais; a abordagem e contextualização e os conteúdos químicos. Em seguida foram definidos 38 critérios que serviram de indicadores para sustentar os parâmetros e nortear a análise. Os resultados indicam que, apesar da obra atender alguns parâmetros de maneira satisfatória, há algumas adversidades nos livros. Para conhecermos as novas obras é necessário avançarmos nas pesquisas sobre os livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias distribuídos no PNLD. Palavras-chave: Livro didático; Ensino de Química; Ensino Médio.
Conforme a Constituição Federal de 1988, o acesso à educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, possuindo o objetivo de contemplar o desenvolvimento pleno da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. O objetivo da educação em uma perspectiva inclusiva é garantir a oportunidade de usufruir desse direito para todo e qualquer indivíduo, independe de suas condições. Esse trabalho investiga quais são as tendências encontradas nas publicações em periódicos brasileiros que se relacionam com a abordagem ao tema educação inclusiva. Sendo uma pesquisa bibliográfica de cunho predominantemente qualitativo com a finalidade de realizar um levantamento das perspectivas apresentadas pelos pesquisadores quanto ao tema. Os dados obtidos através dessa pesquisa possibilitaram a análise das principais características da educação inclusiva no ensino de Ciências com a fim de classificar essas características juntamente aos principais resultados obtidos pelas pesquisas relacionadas ao tema educação inclusiva, por meio de uma metodologia fundamentada em quatro estágios, sendo eles: 1) Seleção dos periódicos nacionais para estudo; 2) Coleta dos dados por meio dos artigos que abordam o tema; 3) Triagem a partir da leitura integral dos artigos; 4) Análise dos artigos. Os resultados apresentados foram obtidos através da análise dos artigos a partir da definição dos seguintes critérios: Caracterização; Aspectos Metodológicos; Base Teórica e Resultados. Ao fim desse levantamento foi observado o direcionamento da atenção das pesquisas relacionadas à educação inclusiva no ensino de Ciências para a formação docente, a fim de promover discussão quanto às principais dificuldades na implementação da educação inclusiva e com relação às interversões em sala de aula, como formas de abordagens direcionadas a contemplar o ensino inclusivo na escola regular, bem como expectativas, desafios e contribuições das pesquisas que abordam esse tema. Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Ensino de Ciências, Ensino de Química.
No ensino de Ciências, a abordagem de questões sociocientíficas possibilita aos indivíduos a mobilização de valores, habilidades e atitudes em processos de tomada de decisão. Assim, essa abordagem educacional, além das dimensões procedimental e conceitual dos conteúdos, contempla também a dimensão atitudinal ou ética, viabilizando o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. Este pode ser entendido a partir de um conjunto de competências e da reflexão sobre valores, atitudes e normas. Apesar de sua relevância, aspectos morais e éticos têm sido subdimensionados na abordagem de QSC no ensino e na formação de professores. Isso motivou-nos a investigar a expressão de valores morais e a manifestação de competências críticas por professores de Ciências a partir de suas reflexões sobre o consumo de animais, durante a vivência de um recorte de uma sequência didática em curso de formação continuada. Por meio de um estudo de caso, foi possível analisar alguns aspectos dessa vivência por um grupo de três professoras da educação básica, que apresentaram singularidades em relação as suas diferentes experiências pessoais e acadêmicas. A análise das reflexões das professoras permitiu-nos identificar uma ampliação do escopo da consideração moral destas: de uma visão individualista ou antropocêntrica para uma visão biocêntrica de valor dos seres. As professoras também manifestaram competências críticas como: as capacidades de se analisar os problemas sociocientíficos de forma abrangente e de realizar julgamentos éticos em torno da QSC - que nos forneceram indícios do desenvolvimento do seu pensamento crítico. Assim, a vivência dessa experiência didática contribuiu para que as professoras refletissem criticamente sobre o problema socioambiental discutido, explicitando o potencial da dimensão atitudinal de conteúdo relacionada às QSC. Neste sentido, uma possível implicação dessa pesquisa para os estudos da área está relacionada à investigação das influências dessas reflexões na promoção de ações docentes voltadas para a abordagem de problemáticas socioambientais e de ética nas realidades de ensino. Palavras-chave: questões sociocientíficas, formação continuada de professores, valores éticos e morais, competências críticas.
A inclusão de Pessoas com Deficiência em escolas regulares é um assunto bastante discutido. Muitos pesquisadores da área vêm produzindo trabalhos e publicando-os em eventos acadêmicos, para promover e contribuir com as discussões sobre a educação inclusiva, de modo que todos possam aprender e se desenvolver equitativamente, havendo cooperação e convivência harmoniosa na classe. Quando se pensa no contexto do Ensino de Química, o maior evento de divulgação científica da área é o Encontro Nacional de Ensino de Química, que ocorre a cada dois anos. Com o intuito de avaliar os artigos presentes na categoria de Diversidade e Inclusão que foram publicados neste evento entre os anos de 2006 a 2020, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise em meio aos trabalhos voltados para a inclusão de alunos com Deficiência Visual, por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de forma a mostrar sua distribuição e discutir como a audiodescrição (AD), está sendo utilizada e divulgada na área de Ensino de Química.Os resultados apresentados mostram que a audiodescrição é um método ainda pouco explorado e discutido nos trabalhos publicados no evento, o que instigou a produção de um panfleto informativo sobre a importância dessa tecnologia assistiva para o Ensino de Química. Com isso, expressa-se a necessidade de se fazer maiores e mais estudos desse recurso, apresentando novas possibilidades e mais informações sobre a sua utilidade como recurso didático em aulas de Química. Palavras-chave: Ensino de Química; ENEQ; Inclusão; Deficiência Visual; Audiodescrição.
Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisamos a influência da argumentação na promoção de mudanças nas representações de professores de Ciências sobre uma Questão Sociocientífica relacionada ao consumo de animais. A pesquisa foi realizada em um Curso de Formação Continuada de professores de Ciências intitulado “Os saberes docentes na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC)”. O curso buscava promover o desenvolvimento de saberes pelos professores a partir da reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da abordagem educacional de QSC. Os dados obtidos e analisados nesta pesquisa focalizam uma etapa do curso em que os professores foram solicitados a vivenciar um recorte de uma Sequência Didática (SD) em torno da questão-problema: “o ser humano deveria ou não parar de comer carne?”. Os dados, que foram obtidos por meio de gravações dos encontros on-line e materiais escritos produzidos pelos professores nesse processo, nos propiciaram a elaboração de um estudo de caso a fim de alcançar nossos objetivos específicos: (i) caracterizar o processo de argumentação em termos das unidades analíticas A-CA-R (argumento, contra-argumento, resposta); (ii) e, analisar como os processos de negociação e mudança de pontos de vista foram mobilizados pelos professores na construção dos posicionamentos durante a vivência da SD. Selecionamos um grupo de três professores participantes do curso, cujos argumentos identificados ao longo do processo foram sistematizados de acordo com uma adaptação de princípios da teoria da Pragma-Dialética. Osresultados indicaram que os professores defendiam a ideia de que o ser humano deveria parar de comer carne, baseados em considerações sobre os impactos ambientais, o sofrimento animal e os problemas hormonais no ser humano devido a esse consumo. A partir de nossa análise foi possível caracterizar o processo argumentativo em termos das unidades analíticas A-CA-R, cujos elementos nem sempre estiveram presentes e nem foram dispostos nesta ordem em todos os momentos, devido às especificidades do contexto argumentativo. A partir desse recurso analítico também identificamos como os processos de negociação e mudança de pontos de vista foram mobilizados pelos professores, sendo eles fomentados principalmente por: reflexões individuais; materiais instrucionais; mediação da pesquisadora; e evidências disponibilizadas em artigos e notícias. Consideramos importante explorar, nas pesquisas da área, os processos argumentativos em torno de temas controversos, a partir dos quais estudantes e professores em formação são incentivados a refletir sobre suas próprias crenças e valores por meio da mediação (de outros sujeitos, de materiais instrucionais e das fontes de informação) para a mudança/negociação de pontos de vista. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Questões Sociocientíficas; Argumentação; Formação de Professores.
A formação crítica e contextualizada dos estudantes, que permite a tomada de decisões fundamentadas, se mostra relevante em vários contextos. Isso se torna evidente em tempos de pandemia como a de COVID-19, vivida pela população mundial, no qual, decisões adequadas podem salvar vidas. No Ensino de Ciências é preciso problematizar questões que surgiram nesse contexto, como as medidas de prevenção e controle de infecção do novo vírus. Nesse sentido, organizações de saúde chamam a atenção para a importância do uso das máscaras faciais, mas ainda assim, questionamentos sobre sua real eficiência e necessidade são gerados. Questões dessa natureza podem ser trabalhadas no processo de ensino e aprendizagem por meio de propostas didáticas baseadas em questões sociocientíficas (QSC), que permitem discutir problemas e situações controversas, incluindo, além da abordagem das dimensões de aprendizagem conceituais e procedimentais a dimensão atitudinal, que envolve tomada de decisões baseadas em valores e normas. Diante do exposto, nesse trabalho produzimos uma sequência didática baseada em questões sociocientíficas sobre a utilização de máscaras para o controle da propagação de doenças respiratórias virais. Para isso realizamos uma revisão da literatura sobre o movimento CTSA e sobre as QSC, e posteriormente, elaboramos a proposta de ensino. A proposta de ensino que criamos se constitui de um caso, construído em forma de história em quadrinho (HQ), que apresenta diferentes pontos de vista sobre a problemática, de questões norteadoras que guiam a abordagem da sequência e é baseada em objetivos de aprendizagem, definidos a partir da concepção tridimensional dos conteúdos. A elaboração dessa sequência nos mostra que é possível unir temas de importância social com sequências de ensino de química com foco em formação à cidadania, como é o caso das QSC. Palavras-chave: Sequência didática, Questões sociocientíficas, Ensino de ciências, Pandemia de COVID-19, Máscaras.
Esse trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como objetivo elaborar um roteiro experimental utilizando a estratégia de ensino estudo de caso sobre o conteúdo de propriedade de soluções e condutometria. A estratégia estudo de casos foi baseada na literatura de Herreid e de Sá & Queiroga. O roteiro experimental foi elabora de maneira a ser aplicado para as disciplinas de química geral, mais especificamente para os alunos do curso de química. O roteiro experimental foi constituído de três experimentos de maneira que possam ser aplicados em apenas uma aula. O primeiro experimento constitui da medição de diferentes amostras de água. Diferentes amostras de águas são sugeridas e valores para água da torneira e destilada foram medidas. O segundo experimento constituiu da análise de como a concentração afeta a condutividade da solução aquosa de cloreto de sódio. O terceiro experimento foca diretamente no assunto falado no estudo de caso, que fala de condutividade de piscinas. O experimento foi pensado utilizando reagentes que são usados no tratamento de piscinas. Palavras-chaves: Condutividade; Estudo de caso; Ensino de química; química experimental; roteiro de química.
É um desafio avançar em algumas questões para que o Ensino de Ciências seja mais diversificado e abrangente. Pensar em formas diversificadas de apresentar a história é muito importante no contexto social e político. A Ciência deve ser compreendida como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana e histórica. É importante considerar a inserção do estudo da História da Ciência no ensino, bem como materiais que possibilitam ao aluno entender melhor esse contexto. As mudanças no pensamento científico também são muito importantes para a construção do conhecimento e para isso é necessário envolver diversos estudos relacionados às ciências e história. O objetivo do nosso trabalho foi investigar o papel das mulheres e homens negros durante a mineração em Ouro Preto, nos séculos XVIII e XIX, enfatizando conhecimentos científicos e tecnológicos envolvidos. O conhecimento sobre a mineração do ouro na região de Ouro Preto e sobre a contribuição das negras e negros pode romper não só com uma ação pedagógica conservadora e ampliar a discussão, nos programas de formação inicial e continuada de professores, da Lei 10639/03. Palavras-chave: ensino de ciências, história da ciência, exploração mineral, história do Brasil, conhecimentos químicos
No presente estudo apresentaremos algumas biografias de mulheres, dentro do contexto social, histórico e cultural, com objetivo contextualizar as histórias de algumas mulheres que foram protagonistas na química e que, por meio da determinação, contribuíram para a evolução da ciência, em especial da química. Este trabalho busca mostrar que as mulheres sempre tiveram uma importante participação no desenvolvimento da ciência, em especial para a química. Para isso, realizamos um levantamento histórico sobre a atuação feminina na Ciência, envolvendo a análise de publicações que tratavam sobre a temática. Trata-se, portanto, de um trabalho que envolveu pesquisa bibliográfica e levantamento de dados qualitativos, com objetivo resgatar a história de algumas mulheres a fim de demonstrar que as mulheres participaram dos desenvolvimentos científicos e tecnológicos. O objetivo do trabalho foi produzir um material de divulgação científica que possa ser utilizado nas redes sociais e por professores da educação básica, para ajudar a divulgar a história das mulheres, destacando as contribuições dessas mulheres na ciência, em especial para a Química, ajudando a diminuir essa desigualdade de gênero presente nessa área. Palavras Chave: Gênero, Ciência, Mulheres na ciência.
A pandemia do coronavírus atingiu diretamente as pessoas e os setores da sociedade, mudando a realidade atual. O mundo passou por uma intensa transformação, na forma de comprar, nas relações interpessoais, nas aulas remotas, etc. Com isso, “nasceram” muitos “especialistas” em todas as áreas do conhecimento, infectologistas que concordam e que discordam com o uso de máscaras para prevenção à doença, governos negacionistas quanto à eficácia de vacinas e assim por diante. Desse modo, foi pensado uma maneira de atrair a atenção dos alunos e, simultaneamente, integrar atividades que sejam ligadas entre si para ensinar o conteúdo por etapas, de acordo com os objetivos que se deseja alcançar para reforçar a aprendizagem, com atividades estruturadas e uma forma de avaliação. A sequência didática (SD) tem o objetivo de aguçar o senso crítico dos alunos quanto a diversos temas discutidos na sociedade acerca de efetividade de determinados medicamentos e uso consciente e demais fatores que podem impactar na vida como um todo. Além disso, divulgar uma ferramenta educacional para trabalhar com modelos moleculares no ensino de química, apresentar estratégias didáticas que favorecem a discussão sociocientífica a partir de uma questão sociocientífica e evidenciar o processo de desenvolvimento de uma sequência didática orientada por uma questão sociocientífica, analisando a aplicação dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina, ou seja, a finalidade para que foram desenvolvidos e a real eficácia para tratamento do coronavírus. Outrossim, discutir sobre o mecanismo de ação do fármaco e se sua eficácia é considerada satisfatória contra diferentes classes de microrganismos (protozoários e vírus) e suas implicações, além de esclarecer para os alunos que ferramentas de bioinformática (como o ChemSketch, utilizado ao longo da SD) podem ser empregadas para outras investigações científicas e estimulá-los a utilizá-las em outros contextos, numa perspectiva interdisciplinar. Palavras Chave: Sequência didática, ensino, educação, bioinformática, ChemSketch