Produções

2022

A presente investigação se trata de um aprofundamento analítico de uma monografia de conclusão de curso, em que foi analisada a importância da TV INES como ferramenta para o campo da educação em Ciências e as suas contribuições para a divulgação científica voltada aos surdos. Para tal estudo, foram analisados os programas “A vida em Libras”, “Panorama Visual” e “A história das coisas”. Em seguida, os vídeos selecionados foram categorizados. A partir disso, constatou-se que o conteúdo deles traziam abordagens sobre questões relacionadas à divulgação científica e apresentavam características que destacavam os aspectos imagéticos fundamentais à condição dos surdos. Verificou-se com os resultados desta análise que os três programas se mostraram relevantes para a formação educacional dos estudantes surdos, uma vez que apresentaram características que podem favorecer a aprendizagem das Ciências. Palavras-chave: Surdo; Educação em Ciências; Divulgação Científica.

O processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001-2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Palavras-chave: Equilíbrio químico; Ensino de Química; Pesquisa em periódicos nacionais e internacionais

Essa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos. Palavras-chave: Educação inclusiva; Ensino de química; Deficiência visual; Objeto dinâmico-tátil.

Desenvolvido por Voluta Soluções Digitais - 2019. Todos os direitos reservados.