Produções

2021

Na atualidade, o Ensino de Química torna-se um grande desafio. Não obstante a responsabilidade do conhecimento, do planejamento e da didática, surgem ainda as necessidades de compreender e avaliar os conhecimentos internalizados pelos educandos. Nessa direção, destaca-se a importância do ensino dos conceitos referentes ao conteúdo de equilíbrio químico, o qual é considerado extremamente importante na compreensão de fatos e acontecimentos do dia a dia, sob a ótica da ciência. É importante reconhecer e considerar as concepções alternativas dos indivíduos sobre o conteúdo equilíbrio químico, para que aprendizagem desse conteúdo seja efetiva. É perceptível que a compreensão desses conceitos exige um alto nível de abstração, que sugere, essencialmente, que os educandos necessitam transitar entre os diferentes níveis do conhecimento químico: macroscópico, submicroscópico e simbólico. Diante disso, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais para identificar as principais tendências do ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico, compreendendo as principais contribuições e implicações para o ensino e aprendizagem desse conteúdo . Como principais resultados, os trabalhos analisados revelaram que as concepções alternativas dos estudantes podem se tornar um obstáculo significativo na aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico. Diante disso, a utilização de estratégias diferenciadas (como analogias, resolução de problemas, atividades experimentais, TIC´s, modelagem, entre outras) mostraram bons resultados, bem como contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades de compreensão do conhecimento químico nos três níveis de representação.

Neste trabalho analisamos o desenvolvimento de argumentos por crianças envolvidas em uma proposta investigativa sobre a poluição atmosférica na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em uma turma do 2o período da Educação Infantil, no ano de 2019. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo das aulas e dos desenhos produzidos ou coloridos pelas crianças. As interações discursivas estabelecidas em uma das aulas de desenvolvimento da Sequência de Ensino por Investigação (SEI) foram transcritas e analisadas na busca pela identificação dos argumentos elaborados pelas crianças sobre a influência das ações humanas na emissão de gases poluentes e na qualidade do ar; e pelo entendimento sobre os significados atribuídos por elas sobre a temática, durante o desenvolvimento de seus argumentos. Estes argumentos e o processo argumentativo foram considerados a partir da perspectiva de Leitão e seus colaboradores. Nossos resultados indicaram que, durante a aula analisada, os argumentos das crianças se relacionaram principalmente às ações das fumaças derivadas da queima de combustíveis em automóveis e da queima de vegetais; às alternativas para diminuição da poluição derivada dessas fontes e à promoção de bem-estar. A partir de movimentos argumentativos de subsídio ou de enfraquecimento de pontos de vista, as crianças construíram significados como os de que: a fumaça derivada da queima que ocorre nos carros e das plantas é prejudicial para todos os seres vivos e para o meio ambiente; existem diferentes alternativas de locomoção que poderiam ajudar na diminuição da poluição atmosférica; existem alternativas que além de não poluir, promovem bem-estar individual e comum. O olhar que lançamos sobre os movimentos argumentativos que foram estabelecidos pelas crianças durante as discussões da SEI possibilitou que os significados atribuídos por elas surgissem no contexto em que eles foram atribuídos. Neste sentido, consideramos que o processo analítico que embasou este estudo pode inspirar novas pesquisas/pesquisadores com o foco em investigar a aprendizagem de Ciências, por crianças pequenas em ambientes argumentativos como o da investigação.

Tendo em vista que a qualidade da formação de professores passa diretamente pelas relações entre a Universidade e a Escola a proposição de programas que propiciam ao licenciando imergir no contexto real do ensino está intimamente associada ao desenvolvimento e apropriação dos saberes próprios da profissão docente, bem como, para o desenvolvimento da Identidade Docente (PIMENTA, 1997; FERREIRA; KASSEBOEHMER, 2012). Nesse sentido, não basta apenas criar programas que interligam as duas instâncias. É preciso que os mesmos sejam orientados, planejados e aconteçam sob uma intencionalidade clara na escola. Por isso, nesse trabalho de conclusão de curso buscamos analisar quais são as ações integrativas entre a Universidade e a Escola propostas nos cursos de Licenciatura em Matemática e Química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Assim, os dados obtidos por meio da análise documental do Projeto Pedagógico Institucional para os Cursos de Licenciatura (PPL) desta universidade foram apresentados de forma descritiva ao longo deste trabalho. A partir dos dados, investigamos quais as principais ações são propostas no PPL que visam integrar Universidade e a Escola nos currículos dos cursos de Licenciatura da UFOP. Além disso, analisamos os Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática e Química da UFOP por meio de entrevistas com as respectivas professoras de cada curso, além da análise documental dos PPC. Nesse sentido, obtivemos uma diversidade de dados que foram tratados, interpretados e apresentados de forma descritiva ao longo desse trabalho. Nessa direção, identificamos uma série de ações propostas nos currículos dos cursos acima referidos que visam integrar a Universidade com Escola ao longo de todo o processo formativo do licenciando promovendo assim um verdadeiro distanciamento dos modelos de formação de professores pautados no paradigma da Racionalidade Técnica. Além disso, identificamos alguns desafios associados a implementações de ações articuladoras entre a Universidade e Escola e os possíveis caminhos de superação para os mesmos. Portanto, tais resultados ao nosso ver podem contribuir para construção de um curso de licenciatura que tem como intuito proporcionar uma identidade profissional docente, a partir do favorecimento da articulação entre Universidade e Escola.

O corrente trabalho tem como objetivo a análise da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do volume 2 do livro didático Química Cidadã, de autoria de Wildson Santos e Gérson Mol, da Editora AJS, destinado ao Ensino Médio. A obra foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Inicialmente foi feita a leitura do Guia PNLD 2018, para conhecer as obras de Química aprovadas pelo Programa. Selecionamos a coleção Química Cidadã, devido ao foco na abordagem CTS. Em seguida, foi feita uma triagem pelos três volumes da obra com intuito de verificar as estruturas dos livros, como a disposição dos capítulos e conteúdos, sendo escolhido o volume 2 como representativo da coleção. A partir da triagem percebeu-se que o livro possui capítulos ligados a alguns conteúdos químicos e esses capítulos são compostos por unidades, e pelo menos uma unidade é orientada por temas socioculturais/sociocientíficos. Portanto, pela compatibilidade com a finalidade da pesquisa, essas unidades foram definidas como alvo de análise. Foram traçados dois objetivos específicos: (i) estabelecer critérios e analisar a abordagem CTS presente no livro do aluno com base nos pressupostos da abordagem CTS disponíveis na literatura e no manual do professor; e (ii) avaliar a coerência entre o que é estabelecido no manual do professor com a proposta didática apresentada no livro e inferir sobre a proposta CTS do livro. Realizamos uma análise qualitativa do tipo documental. Para cumprir com o primeiro objetivo, foi feito um aprofundamento na literatura para definir aspectos chaves para a análise da abordagem CTS e também foi feito a leitura do manual do professor. Levando em consideração essas fontes, foram criados 5 parâmetros e 20 critérios. Observamos que, no geral, os critérios foram satisfatórios para guiar as análises, servindo como indicadores do parâmetro. Quanto ao segundo objetivo, foi analisada a coerência entre o manual do professor e a proposta presente na obra, levando em consideração os parâmetros obedecidos. Com as análises, concluímos, de maneira geral, que a abordagem CTS na obra é compatível com a proposta de formação para a cidadania e que há coerência entre o manual do professor e o livro do aluno.

Nos últimos anos, tem havido um crescimento considerável da utilização dos recursos audiovisuais no ensino, tendo em vista o avanço tecnológico e o crescimento da acessibilidade à aparelhos tecnológicos. Com intuito de informar ou educar, os recursos audiovisuais em especial os canais de TV transmitem diversos programas destinados ao público infanto-juvenil. Em alguns casos, os conteúdos desses programas estão relacionados à Ciência. Nesse sentido, alguns autores destacam que os recursos audiovisuais possuem grande potencial para serem utilizados em sala de aula de modo a promover discussões sobre a Natureza da Ciência. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo investigar como o programa “Mutatis Mutandis: a procura do saber” aborda a Natureza da Ciência e quais reflexões sobre a temática podem ser suscitadas a partir do programa. De modo a alcançar esse objetivo, realizamos uma análise de conteúdo, a fim de identificar quais aspectos de Natureza da Ciência são abordados nos episódios analisados do programa. Buscamos também investigar como os episódios do programa podem favorecer reflexões sobre esses aspectos por parte de estudantes do ensino médio. A partir da análise dos dados, identificamos diferentes aspectos da Natureza da Ciência e concluímos que os episódios do referido programa podem ser utilizados no ensino de ciências como ferramenta para promover reflexões de aspectos de NdC por estudantes do ensino médio e também para problematização da temática. Entretanto, é preciso que o professor realize a abordagem explícita desses aspectos de modo a aprofundar e elucidar os aspectos identificados no programa.

Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apoiados em referenciais teóricos que tratam de propostas de Sequências Didáticas (SD), nos propusemos a elaborar uma proposta de SD que se fundamenta em uma Questão Sociocientífica (QSC), voltada para uma educação sociopolítica. Essa proposta teve como base o cenário imposto pelos recentes casos de rompimento de barragens de mineradoras (Mariana-2015; Brumadinho-2019), os impactos causados por estes eventos e as implicações de uma alternativa ao uso de barragens, que é a deposição de rejeitos a seco em enormes pátios. Esta alternativa, que rege a nossa SD, pode acarretar sérios problemas ambientais, tais como: a Drenagem Ácida de Minas (DAM), a degradação do solo e os corpos d’agua. Nesse sentido, para nossa coleta de dados, optamos por enviar a proposta de SD a egressos e atuais professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (MPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para que fizessem uma avaliação do potencial desta proposta. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa se concentraram em analisar como se deu o processo de avaliação da SD, alicerçado ao seu potencial em contribuir para a promoção do Ensino de Ciências sob a ótica de pautas ambientais, sociais e políticas, no contexto das atividades de mineração e sob o cenário de uma simulação de uma audiência pública. Isto implica em ultrapassar a dimensão conceitual e ampliar a melhoria de competências e habilidades para a formação cognitiva, social e cidadã dos estudantes. Se tratando dos objetivos traçados, sob a ótica da Análise de Conteúdo, buscamos interpretar por meio das respostas os critérios adotados pelos participantes da pesquisa e as justificativas que fundamentaram suas avaliações. Portanto, podemos concluir que os professores entrevistados avaliam que a SD proposta pode contribuir para o desenvolvimento da formação cidadã e crítica dos estudantes, especialmente nos posicionamentos que possam a vir a serem tomados na audiência pública simulada. Diante disso, aponta-se a necessidade de ampliar a utilização de abordagens pedagógicas envolvendo QSC, abarcando temas sociais, ambientais, políticos, culturais e que estejam relacionadas ao cotidiano dos envolvidos em tais atividades.

Este trabalho tem como objetivo geral analisar como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de Química Licenciatura ofertados em seis Universidades Federais (UF) do estado de Minas Gerais se adequam às exigências da Resolução CNE/CP 02/2015, no que diz respeito à incorporação da Prática como Componente Curricular (PCC) e do Estágio Supervisionado (ES) ao longo do curso. De forma específica investigou-se: (i) Quais os espaços são destinados à PCC no curso; (ii) Como ocorre a organização do ES em termos das etapas e momentos; (iii) Como os cursos se estruturam em relação à PCC e ao ES. Para responder tais objetivos específicos, utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa e descritiva, feita a partir de uma análise documental do PPC de Química Licenciatura de seis UF e das suas respectivas matrizes curriculares. Buscou-se partir da análise descritiva destes documentos, compreender e destacar como a PCC e o ES estão apresentados e caracterizados, considerando os seguintes aspectos: (i) a efetivação da carga horária prevista na Resolução CNE/CP 02/2015; (ii) articulação entre o ES e a PCC na estrutura dos cursos; (iii) quais são os espaços que são destinados a PCC; (iv) como o ES é organizado e descrito em termos de etapas e momentos nestes PPC. Os resultados foram discutidos e apresentados a partir de sete categorias de análise, sendo quatro sobre o ES e três referentes à PCC. Como principais resultados, destaca-se que em grande parte dos PPC a inserção do ES nos cursos de química licenciatura, começa a partir da metade ou final do curso, preferencialmente realizados em escolas de ensino básico. Já a PCC está descrita de forma sucinta sem maiores detalhamentos nos PPC investigados, sendo distribuída entre as disciplinas obrigatórias dedicadas aos saberes pedagógicos e de conteúdo associados ao ensino de química. Observou- se que dos seis, somente dois PPC possuem disciplinas específicas relacionadas à PCC. Nota-se que as 400 horas de ES e da PCC dispostas nos PPC das seis instituições são organizadas e estruturadas de forma diferente. Em geral, os PPC detalham mais sobre o ES do que sobre a PCC. Acreditamos que isso ocorre pela pluralidade de interpretações da Resolução CNE/CP 02/2015, evidenciando a necessidade de maiores direcionamentos e detalhamento da estruturação destes componentes nos cursos de formação inicial de professores, assim como maior engajamento das instituições formadoras na produção dos seus PPC.

Nas últimas décadas, as discussões sobre a educação inclusiva vêm ganhando espaço nas mais diversas esferas, seja na consolidação de leis e diretrizes, ou na busca por formação específica nessa área. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo descrever a criação de dois modelos moleculares táteis para ensino de química destinados a alunos com deficiência visual e discutir a importância do uso de modelos táteis para a aprendizagem, na perspectiva de um estudante universitário cego. A investigação é de natureza qualitativa, com descrição detalhada da criação dos modelos e a aplicação de uma entrevista. Como principais resultados alcançados, percebe- se que utilizando materiais simples, de baixo custo e fácil acesso, é possível criar recursos didáticos destinados ao ensino de química para alunos com deficiências visual, o que pode vir a favorecer a aprendizagem de estudantes cegos, como afirmado pelo deficiente visual entrevistado.

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo elaborar uma sequência didática (SD), para turmas do ensino superior de Química (licenciatura e bacharelado), visando utilizar softwares como ferramentas de ensino para abordar o conteúdo de interações intermoleculares. O conteúdo em questão apresenta grande importância para compreender as propriedades da matéria e, uma boa abordagem deste, pode auxiliar em disciplinas futuras do curso que dependem do tema, tais como: Química Inorgânica, Orgânica, Analítica e Físico- química. Os softwares utilizados fazem parte da base de dados cristalográfica, Cambridge Structural Database (CSD), sendo eles o ConQuest, que permite realizar busca de estruturas, e o Mercury, que possibilita visualizar e realizar análises dessas estruturas. Esses programas se apresentam eficazes para o ensino de Química, apesar de não serem desenvolvidos especificamente para isso. Juntamente aos softwares, outras metodologias de ensino utilizadas na SD, são a modelagem e a argumentação. A modelagem apresenta resultados favoráveis na perspectiva de promover o desenvolvimento do conhecimento, por meio da produção e avaliação de modelos. De forma associada à modelagem, neste trabalho, a argumentação auxilia no desenvolvimento e avaliação dos modelos, pois por meio de ideias e justificativas para essas ideias, os alunos podem dialogar para criar e também para validar ou reformular os modelos.

Diversas pesquisas têm apontado a utilização de questões sociocientíficas como uma estratégia promissora para o ensino de ciências. Isso porque, as questões sociocientíficas abordam problemáticas que pertencem a diferentes dimensões além da científica, como o social, político, econômico, ambiental, ético e etc. Dessa forma é possível tornar os estudantes mais aptos para entender que os diferentes conhecimentos podem ser integrados para a resolução de problemas e, além disso, torná-los capazes de tomar decisões conscientes e socioambientalmente responsáveis. Nesse sentido, trabalhos que visem discutir como abordar questões sociocientíficas em sala de aula se fazem necessários. Neste trabalho elaboramos uma proposta de sequência didática fundamentada em uma questão sociocientífica sobre o tema efeito estufa, seguindo o modelo proposto por Conrado e Nunes-Neto (2018). Nele os autores articularam o que eles classificaram como três elementos principais das QSC: (i) histórias ou casos, importantes para apresentar a questão sociocientífica para os estudantes; (ii) questões norteadoras que irão estimular a argumentação e propiciar a exploração do caso, conduzindo-os ao alcance dos objetivos de aprendizagem; e os (iii) objetivos de aprendizagem, nas suas diferentes dimensões; ressaltando a importância de se abordar discussões éticas para o fomento de ações sociopolíticas e ativistas. A escolha do tema para a elaboração da sequência, se deu pelo fato deste aparecer de forma recorrente no ENEM e apesar de normalmente ser apresentado nas questões em contextos que remetem a reflexões socioambientais, geralmente os conhecimentos que são exigidos no exame são apenas os científicos, ignorando o lado controverso destes temas. Além disso, utilizar questões do ENEM para desenvolver sequências didáticas fundamentadas em questões sociocientíficas nos parece relevante, por ser uma estratégia que leve ao desenvolvimento de competências e habilidades importantes tanto para uma educação voltada para a formação cidadã, como é proposto pelos documentos que norteiam a educação básica, quanto para o preparo dos estudantes para o exame nacional do ensino médio. Nessa perspectiva, almejamos que este material sirva, entre os professores de Química, como um meio para estimular e difundir a utilização de práticas escolares que promovam a contextualização e a interdisciplinaridade, de modo a fomentar possíveis mudanças que possam ser geradas nas características das questões do ENEM.

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivos: (i) caracterizar Sequências de Ensino Investigativas (SEI) destinadas a alunos do Ensino Fundamental; e (ii) analisar os impactos do desenvolvimento destas em uma comunidade escolar. As SEI foram elaboradas por duas licenciandas, no contexto da disciplina de “Estágio Supervisionado de Química II”, em parceria com a professora da disciplina e com as professoras de uma escola de Ensino Infantil e Fundamental I da rede privada, do munícipio de Ouro Preto, Minas Gerais, na qual elas também foram desenvolvidas. Para este trabalho, selecionou-se as sequências propostas e desenvolvidas nos 1º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, em função da qualidade dos dados para os objetivos da pesquisa identificados em uma análise preliminar. Nossos instrumentos de coleta de dados foram as anotações de campo da pesquisadora; os registros em áudio; as fotos das produções escritas e/ou desenhadas dos alunos; além das próprias sequências de ensino elaboradas para cada turma. Considerando-se os objetivos da pesquisa, (i) caracterizamos os graus de abertura das SEI, conforme o maior ou menor direcionamento do professor durante cada uma das etapas de investigação e (ii) realizamos a identificação dos impactos das SEI do desenvolvimento das propostas naquela comunidade escolar, por meio de uma análise interpretativa das interações dialógicas estabelecidas considerando os dados obtidos pelos instrumentos de pesquisa. Os resultados realçaram a variação dos graus de abertura das SEI de acordo com os objetivos esperados em cada uma das atividades propostas. Além disto, os alunos foram capazes de construir entendimentos a partir das interações dialógicas, nas quais eles apresentavam suas ações durante as investigações e discutiam suas explicações para os problemas propostos. Constatamos que, nesse processo, eles desenvolveram raciocínios mais estruturados por meio do auxílio, em maior ou menor grau, das professoras e da estagiária. Diante disso, destacamos a importância do papel dos professores para que os alunos possam explorar, socializar, criticar e legitimar conhecimentos e práticas, uma vez que consideramos essa uma via central para atribuírem sentido ao que estudam em Ciências. Dessa forma, apontamos como uma possível implicação deste trabalho a necessária realização de pesquisas que busquem explorar os desafios enfrentados pelos professores para viabilizar essa abordagem de ensino, para que, assim, busquemos junto a eles as vias para a efetiva implementação da investigação nas salas de aula de Ciências.

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