This article analyzes some Brazilian relevant academic events in Chemistry and Chemistry/Science Education, in order to map, over a period of fifteen years (2004 to 2018), the state of knowledge about Chemistry Education for the Deaf. In the first stage of this survey, it was analyzed the Brazilian legislation directed to inclusion and especially for the deaf. Then, a survey of scientific events in Chemistry and/or Chemistry Teaching was carried out. In the third stage, the total number of works from the events, works related to inclusive education and, specifically, the Chemistry and Deafness interface were tabulated. Once located, a general analysis of the texts was carried out and the publications were compared with the period in which the Laws, Decrees and Ordinances were instituted. In view of this examination, it was possible to notice that there is a very significant discrepancy between the total number of works presented at the events and those specific to the deaf, and some of them mentioned Laws and Decrees that guide inclusion. Thus, it is understood that there are still several challenges to be pursued for the growth of the area, so that deaf students are effectively covered in their specificities. Palavras-chave: Educação Química. Educação de Surdos; Eventos científicos.
Sequência Didática centrada em uma QSC, elaborada pelos professores de Ciências da Natureza - Thais Alves Silva, Adriana Madalena de Araújo Faria, Edilayne Cristina Santos - no contexto do curso de formação continuada Questões Sociocientíficas na Formação Continuada de Professores de Ciências, coordenado pela professora Nilmara Mozzer. Os professores elaboraram, de maneira colaborativa, a SD intitulada “Consequências do Rompimento da Barragem do Fundão, para a qualidade da água de abastecimento aos ribeirinhos do Rio Doce” para ser desenvolvida em salas de aula de Ciências da Educação Básica. Ela trata dos impactos socioambientais gerados pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração “Fundão” em Mariana-MG, com foco naqueles relacionados à qualidade da água.. Link para acesso: https://docs.google.com/document/d/1-6bDcFCfw6mvCaadRim1WkfZl8LyVkWy/edit
Sequência Didática centrada em uma QSC, elaborada pelos professores de Ciências da Natureza - Gabriela Rosa Ramos, Irma Regina Fortes de Paula e Rita Lúcia O. E. V. Passos - no contexto do curso de formação continuada Questões Sociocientíficas na Formação Continuada de Professores de Ciências, coordenado pela professora Nilmara Mozzer. Os professores elaboraram, de maneira colaborativa, a SD intitulada “Fome X Desperdício” para ser desenvolvida em salas de aula de Ciências da Educação Básica. Ela trata da contradição entre fome e desperdício no Brasil, seus agravantes e nos convida a pensar em soluções diante dessa contradição. Link de acesso à SD: https://docs.google.com/document/d/18xz-8XrIgO7Fa7Btk-zCHt1M2WJd5Bbn/edit#heading=h.gjdgxs
SD centrada em uma QSC, elaborada pelos professores de Ciências da Natureza - Eduardo Lourenço Viana, Regiane Teixeira Marcos e Vânia Moreira Lima - no contexto do curso de formação continuada Questões Sociocientíficas na Formação Continuada de Professores de Ciências, coordenado pela professora Nilmara Mozzer. Os professores elaboraram, de maneira colaborativa, a SD intitulada “Verdade ou mentira: O Álcool em gel combate a Covid-19?” para ser desenvolvida em salas de aula de Ciências da Educação Básica. Ela trata do uso do álcool gel na prevenção à contaminação pelo SARS-Cov-2, cuja eficácia foi questionada por meio da disseminação de fake News no período da pandemia da covid-19. Link de acesso à SD: https://docs.google.com/document/d/10yIV8CkLz9vbqqhEgdmE2mJiuHms1fuv/edit
Discussões sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) apresenta-se como ponto fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, comprometendo-se com a formação de um cidadão consciente, participativo e implicado com a propagação de uma cultura de respeito, com vistas à erradicação do desrespeito, da indiferença e de qualquer tipo de discriminação ainda tão enraizados na cultura brasileira. Diante disso, observou-se a necessidade da produção de material para divulgação científica desse relevante tema. Os alunos da QUI284, coordenados pela professora Ana Carolina Miranda, foram instigados a elaborar um Podcast que incitassem a reflexão sobre a importância da Educação em Diretos Humanos no Ensino de Química. Os episódios podem ser acessados pelos seguintes links: Questões étnicos raciais na formação de professores (https://open.spotify.com/episode/6lE3nAkFrvHaDgAGwFbfji); Formação de professores com ênfase nos Direitos Humanos (https://open.spotify.com/episode/23YkrJ8Qaz0J46lNfq2w9j); Importância dos direitos humanos na formação pedagógica de professores para o século XXI (https://open.spotify.com/episode/4GyJnM3mDWcFSkEKA8LdK6).