Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar as concepções dos bolsistas e ex-bolsistas do curso de Química – Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto, campus Morro do Cruzeiro, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e compreender os saberes da docência aprendidos na formação inicial de professores. O Pibid é uma política pública brasileira de valorização do magistério implementada pela Capes, a partir de 2007. A pesquisa compreendeu uma amostra de 8 bolsistas e 8 ex-bolsistas do subprojeto de química. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas disponibilizadas por e-mail para ambos os grupos. As análises dos dados compreenderam os diferentes aspectos da aquisição do saber docente e suas vivências enquanto licenciandos em formação e licenciados, citadas nas respostas dos formulários semiestruturados que abrangem aspectos como programa de formação de professor. As reflexões pontuais sobre as concepções e aquisições dos saberes docente foram avaliadas a partir da perspectiva do autor e de demais pesquisadores no que tange a pluralidade do saber docente. Os dados apresentados não permitem uma generalização, mas para a amostra pesquisada, revelam o Pibid como um programa bem-articulado voltado à formação dos futuros professores, uma política de valorização da formação e de permanência dos licenciados na licenciatura, introduzindo os licenciandos no espaço escolar para que possam compreender o seu cotidiano e, assim, melhor articular a teoria com a prática, a partir de situações educativas concretas.
Frente às discussões que estão ocorrendo no país em relação às reformas das Licenciaturas e às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo caracterizar minha experiência no Estágio Supervisionado da Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na tentativa de contribuir para o aprimoramento deste conjunto de disciplinas. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o Regulamento do Estágio Supervisionado da Química Licenciatura da UFOP (REUFOP), dois regulamentos nacionais sobre o Estágio Supervisionado e a formação inicial de professores para a Educação Básica - Lei 11.788/2008 e Resolução no2/2015, as atividades elaboradas e desenvolvidas nos Estágios I, II e III, os planos de ensino dessas disciplinas, as entrevistas com as professoras orientadoras e supervisoras e a matriz curricular da Química Licenciatura da UFOP. A análise dos dados evidenciou uma efetiva integração teoria-prática nessas disciplinas e permitiu a identificação de quatro aspectos como possíveis contribuintes para a melhoria do Estágio Supervisionado da Química Licenciatura da UFOP, a saber: a efetiva integração entre professor orientador, professor supervisor e estagiário, a abordagem das diversidades/especificidades formativas no currículo, um maior número de experiências de regência e um maior tempo de reflexão sobre as mesmas. Verificou-se que os três últimos aspectos podem ser contemplados na proposta curricular para uma nova Licenciatura de Júlio Emílio Diniz-Pereira. No entanto, para que qualquer proposta de mudança possa se efetivar, entendemos que é fundamental o conhecimento e entendimento do papel de todos os atores envolvidos no processo de formação do futuro professor.
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de ensino para o tema reações de oxirredução, destinada aos estudantes de Química do Ensino Médio. Primeiramente, no Trabalho de conclusão de Curso (TCC) é apresentada a fundamentação teórica para a elaboração da sequência de ensino, no qual as atividades nele contidas foram elaboradas de forma a trabalhar a investigação e a argumentação na sala de aula de ciências. Posteriormente, apresenta-se a sequência de ensino, que está dividida em duas partes: o Material do Aluno e o Material do Professor. O primeiro propõe que o estudante participe de forma efetiva nas atividades propostas, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades e de conceitos. O segundo tem como intuito apresentar diretrizes gerais dos objetivos e desenvolvimento em sala de aula do Material do Aluno.