Utilizamos os 60 Esquemas Argumentativos de Walton (EAW) para analisar, reconstruir e classificar argumentos de professoras de Química em formação inicial em situação de entrevista sobre dois problemas: i) derretimento de bonecos de neve (SP1); ii) fenômeno da queima de uma vela (SP2). Ambos favorecem a mobilização de argumentos envolvendo uso de conceitos científicos, sendo estes, em SP1, mudanças de estado físico e fenômenos de absorção e reflexão da luz e, em SP2, reações químicas. Cada problema demandava dos sujeitos habilidades distintas para análise de evidências, proposição de justificativas e elaboração de conclusões. Houve predomínio de esquemas relacionados ao raciocínio científico – o que indica que as licenciandas manifestaram tal forma de pensar, algo relevante para situações em sala de aula – e número similar de argumentos nos dois problemas. Percebemos que os tipos de EAW mobilizados pelas licenciandas foram influenciados pela natureza dos problemas e pelos conhecimentos científicos envolvidos nas resoluções.
Neste artigo, apresentamos uma análise crítica do jogo “Saga Científica”, o qual aborda aspectos de Natureza da Ciência no contexto de síntese da amônia. O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de uma escola pública de Ouro Preto. Foram realizadas entrevistas com alguns dos estudantes que jogaram o jogo “Saga Científica”, com os objetivos de avaliar essa ferramenta didática a partir das possíveis visões dos estudantes sobre aspectos de NC; e de apontar possíveis modificações no jogo na tentativa de contribuir para a melhoria do mesmo. Os dados foram categorizados e analisados com base no modelo Science Eye (Justi, Erduran 2015). Nossos resultados evidenciam que várias ideias, coerentes ou não com as científicas, foram influenciadas pelo jogo. Concluímos que o jogo “Saga Científica” tem potencial para gerar discussões sobre NC, mas que é sugerido que professores invistam em uma formação continuada que possibilite discussões mais profundas sobre esses aspectos.
Apresentamos o relato de um curso de formação inicial e discussões sobre as atividades realizadas pelos professores em formação participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Química, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. O principal objetivo do curso foi proporcionar uma visão mais ampla sobre natureza da ciência aos futuros professores de química, elaborar e aplicar sequências didáticas com este foco nas aulas de química das escolas públicas participantes do projeto. Para alcançar esse objetivo os bolsistas tiveram oportunidades de aprender sobre natureza da ciência de forma contextualizada e não declarativa. Além disso, puderam relacionar teoria e prática ao propor planejamentos e sequências didáticas que articularam os conteúdos químicos aos aspectos de natureza da ciência e ainda refletiram sobre a aplicação de tais propostas em contextos reais de sala de aula.
Este trabalho tem a intenção de apresentar uma unidade didática para ensino dos modelos atômicos de Dalton e Thomson baseado nas discussões da literatura sobre os problemas de ensino-aprendizagem desses conceitos e em concordância com os objetivos atuais para o ensino de ciências. A unidade didática busca contribuir para a aprendizagem dos modelos atômicos, oferecendo ao estudante a oportunidade de se comunicar, argumentar, fazer escolhas e proposições e, dessa forma, ser ativo na construção do seu conhecimento. Essa proposta apresenta como diferencial a promoção de situações argumentativas a partir das situações de criação de analogias por estudantes do ensino médio; e de análise crítica da analogia do pudim de passas frente às analogias elaboradas pelos próprios estudantes.
Nesse trabalho investigamos o papel dos questionamentos de uma professora em uma sala de aula de Química do segundo ano do ensino médio, em que foi aplicada uma sequência de atividades fundamentadas em modelagem analógica sobre o tema equilíbrio químico. As aulas foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra. Os dados de um grupo de 4 estudantes de uma das turmas foram analisados com base na tipologia de questionamentos proposta por Chin (2007). Os tipos de questionamentos da professora que levaram a um desenvolvimento nos conhecimentos dos estudantes em cada uma das etapas da modelagem analógica foram identificados e tiveram seus papéis analisados. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por minimizar as dificuldades dos estudantes em cada uma das etapas da modelagem analógica, contribuindo decisivamente para a construção de conhecimentos científicos.
Nesse artigo, apresentamos uma análise crítica do jogo "Saga Científica", o qual aborda aspectos de Ciências da Natureza no contexto de síntese da amônia. O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de uma escola pública de Ouro Preto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns dos estudantes que participaram do jogo com os objetivos de avaliar essa ferramenta didática a partir das possíveis visões dos estudantes sobre aspectos de NC; e de apontar possíveis modificações no jogo na tentativa de contribuir para a melhoria do mesmo. Os dados foram categorizados e analisados com base no modelo Science Eye. Os resultados evidenciam que várias ideias, coerentes ou não com as ideias científicas, foram influenciadas pelo jogo. Concluímos que o jogo "Saga Científica" tem potencial para gerar discussões sobre NC. É sugerido que professores invistam em uma formação que possibilite discussões mais profundas sobre esses aspectos.