Produções

2014

O ensino de ciências atual tem dado maior atenção à compreensão do processo e da natureza na qual o conhecimento científico se desenvolve. Várias pesquisas em educação têm tratado da relevância do processo de ensino e aprendizagem se desenvolver de acordo com uma abordagem que considere efetivamente a participação dos alunos. Como por exemplo, atividades argumentativas e investigativas bem como o uso de modelos. Assim o ensino de ciências se torna mais próximo da atividade científica. Dentro dessa perspectiva de ensino, este trabalho propõe um material que visa contemplar os aspectos energéticos envolvidos nos conteúdos de ligação iônica, interações intermoleculares e eletroquímica. O material proposto é constituído de três partes. A parte inicial trata de uma breve compilação das principais propostas ao longo dos tempos em relação aos fenômenos térmicos e energéticos, desde a antiga Grécia até o desenvolvimento da termodinâmica. As duas partes seguintes do trabalho consistem no material didático propriamente dito. Cada uma dessas partes também foi subdividida em um material mais conceitual, que fornece arcabouços teóricos fundamentados em bases termodinâmicas relacionados aos respectivos temas. E uma segunda parte em que são apresentadas as propostas das atividades, bem como a estratégia de ensino. De modo que o aluno possa propor, construir, testar e reconstruir novas ideais. Colaborando assim para a consolidação de uma visão mais reflexiva e crítica, em detrimento à reprodutibilidade mecânica típica da abordagem tradicional de ensino.

No presente trabalho de conclusão de curso, buscou-se avaliar o Conhecimento de Conteúdo e o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Ciência de duas alunas licenciandas em Química da Universidade Federal de Ouro Preto, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O atual projeto do PIBID-Química-UFOP visa desenvolver os conhecimentos dos professores em formação inicial sobre natureza da ciência. Para coleta de dados utilizamos questionário para sondagem prévia de ideias sobre ciência, planejamentos de aula, seguidos por entrevistas e um portfólio. A análise dos dados foi efetuada a partir da elaboração de estudos de casos e da análise dos estudos de caso a partir de levantamento das características de natureza da ciência. Pudemos perceber evoluções das visões sobre ciência das licenciandas, isto é, do conhecimento de conteúdo, que emergiram ao longo do processo de participação no PIBID. Verificamos poucos indícios sobre o impacto do PIBID no conhecimento pedagógico de conteúdo de ciência das licenciandas, mas parece que este esta sofrendo algumas influências do projeto e das disciplinas de Prática de Ensino de Química I e Estágio Supervisionado de Química I. Como implicação deste trabalho para a pesquisa, sugerimos avaliar as filmagens e portfólios dos encontros do PIBID no primeiro semestre de 2014 para a melhor avaliar o Conhecimento Pedagógico de ciências das licenciandas.

Neste trabalho é proposto um material paradidático, destinado a alunos do terceiro ano do ensino médio, no qual pode favorecer um ensino mais significativo em química orgânica. Este paradidático traz atividades e informações divididas em três eventos, em que foi feito um material para o aluno e orientações para o professor. São trazidas nesse material atividade e situações problemas que tem por finalidade contextualizar o ensino com uma temática do cotidiano, ou seja, avaliar o consumo de anabolizantes. O material pode auxiliar o aluno no ensino de química se utilizado de maneira adequada pelo professor, podendo favorecer o aprendizado em uma transversa entre o conhecimento cotidiano do aluno e os conhecimentos científicos que são adquiridos, geralmente, na escola. O caráter interdisciplinar deste material pode proporcionar aulas mais motivadoras e integradas, de modo que o ensino faça mais sentido para o aluno. A argumentação em um contexto sócio científico é uma habilidade que este material pode proporcionar aos alunos.

O presente trabalho investiga os processos de planejamento de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Equilíbrio Químico para turma de 2o Ano do Ensino Médio de uma escola estadual na cidade de Mariana. Essa sequência didática foi produzida em uma perspectiva construtivista de aprendizagem, que visa a participação ativa do aluno no processo da construção do seu próprio conhecimento e na inserção da história da ciência. Esse trabalho se dedica a refletir sobre as possíveis contribuições de abordagens do conteúdo no ensino de Ciências Naturais. Com isso, evidenciamos tendências, dificuldades e potencialidades, que surgiram com o trabalho colaborativo entre uma professora experiente e uma licencianda. Esperamos explicitar as contribuições do processo de produção de sequência didática na formação de professores e as contribuições do trabalho colaborativo entre pesquisador e docente na elaboração de uma proposta didática, que objetiva a melhoria da qualidade da educação científica. A entrevista e os encontros foram gravados para se obter uma melhor análise, em seguida, foram organizados em episódios e analisados, seguindo os princípios da “grounded-theory”, permitindo mapear e evidenciar os principais eventos e elementos que surgiram na interação entre a professora e a licencianda.

Neste trabalho aplicamos o modelo denominado “Ensinando com Analogias” (do inglês, Teaching with analogies - TWA), proposto pelo autor Glynn (1991), com o objetivo de fornecer diretrizes para a utilização de analogias no ensino. Para realização desta aplicação nos inserimos no contexto de ensino de alunos do ensino médio de uma escola pública de Mariana em que a pesquisadora atuou como professora da turma. A partir dessa pesquisa, nos propusemos neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a realizar uma análise da analogia entre o “pudim de passas” e o modelo atômico de Thomson através do modelo TWA e destacar os pontos fortes e possíveis falhas deste modelo naquele contexto. Na coleta de dados que realizamos, foram empregados questionários antes e após a aplicação do TWA em sala de aula. As aulas foram registradas em áudio e em vídeo. A intervenção e os questionários foram realizados na mesma turma. Como se tratava de uma turma do segundo ano do ensino médio, os alunos já haviam estudado o tema e a analogia no ano anterior. Isso tornou possível a análise da compreensão da analogia e do modelo atômico de Thomson, antes e depois do TWA. Para a análise dos questionários foram criadas categorias com a intenção de agrupar ideias similares. A análise da intervenção também foi uma situação oportuna para explorar as ideias dos alunos. Através da conjugação dessas informações (dos momentos da aula e dos questionários) ficou clara a dificuldade dos alunos em lidar com a abstração do tema. Constatamos que através do modelo TWA os alunos apresentaram uma melhor compreensão das relações entre o análogo do “pudim de passas” e o modelo atômico de Thomson. Discutimos as limitações desta analogia como um modelo de ensino. Além disso, concluímos que as ideias gerais contidas nas diretrizes do TWA são relevantes para se trabalhar com analogias no ensino, mas que se trata de um modelo limitado por não se fundamentar na elaboração de analogias pelos próprios alunos.

Este trabalho apresenta uma unidade didática para ser utilizada por professores do Ensino Médio, visando a reflexão sobre a forma como o homem utiliza os recursos naturais. Nesse sentido, buscam-se elementos da história e cultura para auxiliar na aprendizagem de valores essenciais para o desenvolvimento sustentável por meio de atividades que valorizam antigos costumes de uso de pigmentos naturais que não causam impactos ambientais, como as tintas comerciais que são produzidas e utilizadas em larga escala na atualidade. Na unidade são propostas reflexões e atividades práticas que não necessitam de laboratórios e materiais sofisticados. Elas permitem explorar e aproveitar o ambiente e utilizar materiais baratos e alternativas que oportunizam que os estudantes façam investigações que poderão contribuir fornecendo alicerces para formação de uma visão mais crítica em relação a forma como o homem utiliza os recursos naturais. No trabalho propomos fazer um processo de produção de tinta artesanal com pigmentos naturais e sua aplicação na escola.

O presente trabalho apresenta um material paradidático destinado a estudantes do Ensino Médio, para trabalhar conteúdos físico-químicos e suas aplicações na fabricação de cerveja. Bem como, discutir os principais ingredientes e suas aplicações químicas na mesma. Iremos trabalhar com atividades que auxiliem os alunos no aprendizado de química, e que ajudem a desenvolver as habilidades cognitivas e argumentativas. Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o paradidático, que não será aplicado, mas que pode servir para o professor em sua prática pedagógica. É um material que procura relacionar os conhecimentos protocolares da escola com os conhecimentos dos alunos, de forma que auxilie o professor na suas práticas pedagógicas. Serão apresentadas também as justificativas, a fundamentação teórica e a motivação para a sua efetivação, e posteriormente o paradidático. O material do aluno contém atividades investigativas, situações-problemas, debates em grupos, questões atitudinais, entre outras que desenvolve habilidades argumentativas, raciocínio crítico e tomada de decisões. Para auxiliar o professor na condução dessas atividades, tem o tópico de Sugestões para o Professor.

O jogo didático, quando bem utilizado, pode ser uma ferramenta importante nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências. Especial e especificamente, em se tratando do ensino de Química fundamentado em aspectos da NC (Natureza da Ciência), pois as reflexões sobre esses aspectos que a aplicação guiada do jogo didático pode proporcionar pode conduzir os alunos a uma aprendizagem real e mais significativa dos mesmos. É neste sentido que nos propusemos a elaborar o jogo “Saga Científica”, o qual possui como finalidade central facilitar os processos de ensino e aprendizagem dos aspectos que permeiam a construção do conhecimento científico e o avanço da ciência, de forma descontraída e sem a imposição de ideias prontas. Na abordagem realizada adiante, encontra-se uma breve revisão da literatura, tanto sobre aspectos da NC quanto sobre jogos didáticos. O principal objetivo da sistematização realizada nos capítulos desse material é dar uma boa base instrucional para os professores poderem aplicar o jogo “Saga Científica” nos contextos de suas salas de aula. Em seguida, são apresentadas as metodologias de pesquisa e de elaboração do jogo “Saga Científica”. Na primeira, discute-se como foi estabelecida a relação entre o contexto histórico que culminou no processo de síntese da amônia e as ideias do modelo Science Eye criado por Justi. Na segunda, discute-se com foi criada a parte física e a lógica do jogo. Em seguida, são apontadas instruções para se jogar o jogo de forma que ele possa alcançar seu objetivo principal como ferramenta didática. Finalmente, são estabelecidas relações entre o jogo e os aspectos da NC e indicadas possíveis implicações para o ensino e para a pesquisa; por exemplo, os professores criarem novas atividades inspiradas no jogo e a geração de novas pesquisas para investigar o impacto do jogo no contexto da sala de aula, seus benefícios e fragilidades.

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