Produções

2014

Avaliamos as habilidades argumentativas de alunos do ensino médio de uma escola de Ouro Preto-MG, expressas na resolução de um estudo de caso envolvendo uma questão sóciocientífica que solicitava uma tomada de decisão. As respostas apresentadas pelos alunos para justificar sua decisão foram inicialmente julgadas quanto à coerência entre a escolha feita e a justificativa dada para cada fator requerido, sendo as respostas coerentes classificadas em quatro níveis de argumento, propostos com base no padrão de Toulmin. Os dados mostraram que os alunos conseguiram apontar uma solução à questão problema do estudo de caso, porém a qualidade da argumentação foi baixa. Dos quatro níveis de argumentos utilizados na classificação, foram observados apenas argumentos válidos de nível 1 e 2, sendo os de nível 2 observados apenas entre os alunos do 3° ano. Isso revelou o baixo nível de desenvolvimento das habilidades argumentativas dos alunos, pois esses emitiram apenas argumentos simples.

No presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima.

As habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos.

Atualmente, pesquisadores da área de Educação em Ciências defendem que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFS) podem auxiliar na inserção de discussões acerca de natureza da ciência (NC) em sala de aula. Neste sentido, realizou-se uma atividade que foca na utilização da HFS para a construção de concepções mais consistentes sobre ciência de professores de química em formação inicial. Apresentamos a atividade (uma encenação) realizada pelos bolsistas, na qual estes representaram controvérsias históricas, de forma criativa, explicitando durante a apresentação e em discussões posteriores, aspectos de natureza da ciência que estavam imersos nas histórias, assim como os processos, produtos e produtores da ciência.

Neste trabalho relatamos uma atividade realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Federal de Ouro Preto, área Química, visando discutir a importância de se trabalhar com história da ciência para abordar aspectos de natureza da ciência. Apresentamos o trabalho (um teatro) realizado por um dos grupos de bolsistas, de modo a fazer um levantamento sobre características de ciência abordadas a partir de casos históricos, em especial, as concepções acerca dos processos, produtos e produtores da ciência. Destacamos a relevância de se trabalhar com essa proposta porque as características de natureza da ciência emergiram a partir da análise dos casos, não sendo definidas a priori, e foram mais abrangentes do que lista consensual encontrada na literatura.

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