A legislação educacional brasileira e a literatura científica ainda apresentam confusões conceituais entre os termos educação inclusiva e Educação Especial, comumente tratados como sinônimos. Diante disso, esta pesquisa surgiu da necessidade de identificar e analisar quem são os sujeitos presentes nas discussões sobre educação inclusiva em dissertações e teses da área de Ensino de Ciências no Brasil. Foi realizado um Estado da Arte, de natureza qualitativa, sendo identificadas 26 pesquisas (23 dissertações e 3 teses). Os dados foram organizados a partir de tabelas e figuras, além da análise lexicométrica dos seus resumos por meio do IRAMUTEQ. Os resultados revelam confusões conceituais nas pesquisas analisadas, que, em sua totalidade, estão voltadas para a Educação Especial, não contemplando outros grupos diversos de estudantes. Os resultados também explicitam algumas tendências metodológicas dessas pesquisas, estabelecendo uma reflexão sobre como a educação inclusiva tem sido discutida no campo do Ensino de Ciências no país. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências; Estado da Arte; Inclusão escolar.
Com o número crescente de estudantes cegos matriculados em turmas regulares da Educação Básica, surge a necessidade de pensarmos em mecanismos que favoreçam a inclusão efetiva desse alunado. Este texto traz uma proposta de Produto Educacional elaborado para estudantes cegos. O material didático discute o conceito de Equilíbrio Químico (EQ), mais especificamente, o efeito da concentração no deslocamento do EQ. O objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado inclusiva, acessível e autônoma, superando as barreiras na compreensão de conceitos complexos de Química. A proposta inclui material tátil para uso em sala de aula e fora dela, além de abordagens auditivas com áudioaulas e exercícios disponíveis no aplicativo "Estudaki". Essas estratégias buscam contribuir para a inclusão efetiva desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo destaca a importância de abordagens inclusivas na educação científica e oferece contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis na área de Química. Palavras-chave: Produto Educacional. Equilíbrio Químico. Deficiência Visual.