As Questões Sociocientíficas são apontadas como uma estratégia para tornar o ensino de Ciências mais contextualizado, integrando aspectos científicos, sociais, econômicos, políticos, éticos e ambientais, cuja abordagem pode incentivar a reflexão crítica e o engajamento responsável dos estudantes com dilemas do mundo real. Estudos indicam que para abordar esses temas, é essencial repensar a formação docente para que os professores estejam preparados para lidar com situações complexas em sala de aula. Diante disso, este estudo busca compreender como a mediação de professoras experientes contribui para a aprendizagem docente de uma futura professora de Química, por meio da colaboração no processo de construção de uma sequência didática sobre a epidemia de dengue em Ouro Preto. A construção dos dados da pesquisa se deu a partir das interações entre as participantes, estabelecidas nas reuniões gravadas via Google Meet, dos comentários sugestivos das professoras experientes no documento de elaboração da sequência didática e dos registros de campo da futura professora. Para a análise, adotou-se uma abordagem qualitativa, orientada pela Teoria Histórico-cultural de Vigotski, a fim de identificar, por meio da triangulação das diferentes fontes de dados, as mediações das professoras experientes e suas contribuições para o processo de aprendizagem da futura docente. A análise situada demonstrou que a mediação pedagógica possibilitou oportunidades de reflexão sobre a prática docente, destacando a importância da clareza visual no material didático, do uso do diálogo inicial para engajar os estudantes, da reformulação de perguntas para estimular o pensamento crítico e da organização da sequência dos conteúdos para promover maior autonomia daqueles. Também foi evidenciada a necessidade de se equilibrar objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino com QSC, bem como a relevância do uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o trabalho docente. Dessa forma, a mediação pedagógica pelas professoras experientes se mostrou um recurso formativo essencial, que contribuiu para fomentar reflexões sobre práticas pedagógicas alinhadas às demandas reais da sala de aula, o que aponta como principal implicação para o ensino, a necessidade de se repensar os modelos formação docente. Palavras-chave: formação de professores; mediação pedagógica; Questões Sociocientíficas; ensino de química.
O ensino tradicional, caracterizado pela exposição de informações pelo professor e pela memorização por parte dos alunos, tem sido alvo de críticas devido à sua baixa eficácia na promoção da aprendizagem significativa. Diante disso, diversas metodologias têm sido investigadas para transformar o papel dos estudantes em sala de aula, tornando-os agentes ativos no processo de construção do conhecimento. No contexto do ensino de química, entre os conteúdos essenciais para a compreensão das transformações físico-químicas da matéria, destaca-se o conteúdo de forças intermoleculares, um tema que frequentemente gera dificuldades e concepções alternativas entre os alunos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma sequência didática para o ensino de forças intermoleculares, para alunos do ensino básico, fundamentada nos referenciais teóricos da educação científica e no Ensino por Investigação, conforme proposto por Ana Maria Pessoa de Carvalho. A sequência didática foi estruturada para ser desenvolvida em quatro aulas e seguiu as seguintes etapas: seleção dos referenciais teóricometodológicos, definição dos objetivos de aprendizagem, escolha de um tema contextualizador, seleção dos conceitos químicos e elaboração das atividades investigativas. A sequência didática proposta foi norteada pela questão-problema: “Como fazer uma bolha que possa durar mais tempo sem estourar?”, a partir da qual os conceitos de interações intermoleculares foram inseridos para conduzir os alunos em uma análise investigativa de quais as causas a nível microscópico estão associadas com o maior tempo de duração de uma bolha de sabão. Palavras-chave: ensino por investigação; forças intermoleculares; sequência didática; bolhas de sabão; interações químicas.