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2019

Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos apoiamos em documentos norteadores e referenciais teóricos que defendem a formação mais ampla e integral dos sujeitos como objetivo do Ensino Ciências. Isto implica em ultrapassar apenas a dimensão conceitual e levar em consideração a promoção de competências e habilidades para a formação cognitiva e social dos estudantes. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa consistiram em analisar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes de química durante a vivência de uma Sequência Didática (SD) sobre a temática tintas abordada como uma Questão Sociocientífica (QSC). A SD foi desenvolvida em turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Mariana-MG. Nesta pesquisa, a coleta de dados foi realizada por meio de registros de áudio e vídeo das aulas em que a SD foi desenvolvida, de anotações de campo da pesquisadora e dos registros escritos dos estudantes nas folhas de atividades. Considerando os objetivos da investigação, analisamos o uso de critérios e justificativas pelos estudantes para fundamentar suas escolhas nas etapas intermediárias e na etapa final de posicionamento. Nesse sentido, realizamos uma análise interpretativa dos pareceres elaborados pelos estudantes a partir dos registros escritos, cujas informações foram complementadas e esclarecidas pelos demais instrumentos de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que os estudantes foram progressivamente capazes de reconhecer, utilizar e avaliar de forma crítica as fontes de informação que foram disponibilizadas ao realizem a tomada de decisão crítica. Portanto, podemos concluir que a SD proposta pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico deles refletido, especialmente, na capacidade de avaliar criticamente as evidências e, em específico, na consideração do bem-estar social na escolha do tipo de tinta. Diante disso, aponta-se a necessidade de ampliar a utilização de abordagens pedagógicas envolvendo QSC como o consumo de produtos químicos e as pesquisas relacionadas a essas abordagens. Palavras-chave: Questão Sociocientífica, Formação para a cidadania, Ensino de Ciências, Tintas.

Essa pesquisa consiste em uma investigação sobre uma proposta de ensino do conceito Geometria Molecular. A proposta foi desenvolvida em duas aulas de 50 minutos, numa turma do 2º período do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto. A partir das dificuldades de aprendizado desse tema, encontradas na literatura, propusemos atividades com o uso de um aplicativo de Realidade Aumentada (RA), que possibilita a visualização tridimensional de estruturas moleculares. Procuramos responder as seguintes questões de pesquisa: (i) Quais as contribuições do uso de RA para que o aluno estabeleça relações de significação, objetivação e interpretação, segundo a Semiótica de Peirce, em uma aula de geometria molecular? e ii) Como o uso do aplicativo de RA nos informa sobre a compreensão do aluno sobre os níveis do conhecimento químico? Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário. As respostas obtidas foram categorizadas segundo a primeiridade, secundidade e terceiridade, definidas pela Semiótica de Peirce e relacionadas aos níveis do conhecimento químico de Johnstone (macroscópico, submicroscópico e simbólico). A semiótica, ciência que estuda as representações por meio dos signos, possibilitou analisar os dados, e evidenciar que no aprendizado de Geometria Molecular distintas representações e suas interpretações são importantes para melhorar o entendimento e visualização de fenômenos pelos alunos. Os resultados mostraram que os alunos pesquisados estão oscilando entre a secundidade (relacionam objetos e signos) e a terceiridade (interpretam, analisam e generalizam). Concluímos que o aplicativo de RA contribuiu para a visualização e criação de representações pelos alunos, bem como, para que eles pudessem explicitar as suas dúvidas e dialogar entre si e com o professor distanciando-se do modelo tradicional de ensino do tema Geometria Molecular. Palavras-chave: ensino de Química, geometria molecular; realidade aumentada; semiótica.

A identidade docente pode ser compreendida como o significado que cada professor atribui à atividade docente apoiado em seus valores, em sua história de vida, em seus saberes e pelo sentido que tem em sua vida o ser professor. Diferentes autores discutem sobre o papel dos cursos de formação de professores no desenvolvimento da identidade docente. Sendo assim, nesse trabalho de conclusão de curso buscamos analisar o desenvolvimento da identidade docente de futuros professores de Química recémingressantes no curso de Química licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), segundo a perspectiva de Pimenta (1997), isto é, o significado que estes futuros professores conferem à atividade docente; e também a influência da disciplina Seminários de Graduação na formação da identidade docente dos recém-ingressantes no curso de Licenciatura em Química. Os dados foram obtidos por meio de questionário, atividades propostas nas aulas e entrevistas realizadas com os licenciandos. A partir dos dados, investigamos as concepções iniciais dos licenciandos sobre a docência e, posteriormente, elaboramos um estudo de caso, no qual investigamos a mudança das concepções de cinco licenciandos relacionadas à profissão docente. A análise dos resultados evidenciou que, inicialmente, a maioria dos licenciandos apresentava uma concepção sobre o ensino baseada no senso comum. Por exemplo, a concepção de que o professor é transmissor de conhecimento e que ele deve aplicar técnicas e métodos no ensino apareceu com frequência entre os licenciandos. Porém, foi possível perceber que ao longo da disciplina os licenciandos apresentaram avanços em suas concepções. Eles demonstraram refletir sobre vários aspectos relacionados à atividade docente como, por exemplo, os diferentes saberes docentes, o papel da formação inicial de professores, entre outros aspectos relevantes. Essas mudanças nas concepções relacionadas ao ensino parecem ter ocorrido, principalmente, devido à influência da disciplina Seminários de Graduação, visto que durante o semestre foram propostos diferentes seminários, leituras e discussões de textos, que os licenciandos apontaram como importantes em sua formação e também como influência em suas mudanças de concepções. Tais resultados apontam para a importância de disciplinas que promovam a articulação teoria-prática ao longo de todo o processo formativo do professor.

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