Neste trabalho investigamos como a vivência de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas e fundamentada no processo de modelagem analógica influenciou o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão. A pesquisa foi realizada em uma turma de Química do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública do município de Itabirito, Minas Gerais. As aulas em que a sequência didática foi desenvolvida foram registradas em áudio e vídeo e os dados de um grupo de quatro estudantes foram analisados em um estudo de caso. Em nossa análise, identificamos alguns fatores que foram essenciais para o entendimento dos estudantes sobre o conceito de dispersão, como: o caráter colaborativo das atividades e do grupo; os questionamentos da professora e das pesquisadoras; e o uso de modelos e analogias como ferramentas de pensamento. Esses fatores justificam a importância da Modelagem Analógica no ensino de Ciências para a elaboração de entendimentos nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal, embora nosso enfoque no presente trabalho tenha sido sobre a primeira delas.
Destacamos o potencial de uma proposta pedagógica para o ensino explícito de argumentação fundamentada no uso da controvérsia histórica do gás oxigênio, tomando por base a análise da qualidade dos argumentos de professores de química em formação inicial. Foi elaborada uma sequência de ensino no qual os licenciandos tiveram que ler textos históricos para subsidiar argumentos para o debate que girava em torno do questionamento: Se pudesse atribuir um prêmio Nobel de Química retrospectivo a um cientista do século XVIII, envolvido na descoberta do gás oxigênio, qual(is) cientista(s) seria(m) contemplado(s)? Foram analisados os argumentos individuais e os textos argumentativos dos grupos com base nos critérios: afirmativa, evidência e justificativa e a relação do argumento com a visão de descoberta na ciência. Pela análise percebemos que os licenciandos se preocuparam não apenas em apresentar evidências para os cientistas que defendiam, como também para aqueles que eram contrários. Eles buscaram persuadir ao propor uma linha de raciocínio que demonstrava os fundamentos que guiaram as escolhas. Constatamos que a visão de descoberta na ciência influenciou a tomada de decisão, evidenciando a relação entre os critérios epistêmicos e a argumentação.
Neste artigo investigamos como uma controvérsia histórica, envolvendo a descoberta do gás oxigênio pode auxiliar na aprendizagem sobre Natureza da Ciência de licenciandos em química. Dessa maneira, foi elaborada uma atividade, em que os licenciandos foram convidados a refletir sobre a problemática “caso fosse julgado o Prêmio Nobel de Química pela descoberta do oxigênio, qual(is) cientista(s) envolvido(s) mereceriam ganhar?”, para que eles pudessem responder foram entregue pela professora sete textos históricos sobre o tema. A partir dessa atividade identificamos quais características sobre Natureza da Ciência cada aluno destacou na análise dos textos. Podemos ver a potencialidade dessa controvérsia para a aprendizagem de Natureza da Ciência, isto porque os aspectos mais frequentes destacados pelos licenciandos foram: a não linearidade na ciência, a colaboração na ciência e a dificuldade de se quebrar um paradigma na ciência. Deste modo a controvérsia tem o potencial de desmistificar muitas concepções inadequadas sobre ciência.