O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar alguns elementos do processo dialógico influenciaram a aprendizagem dos estudantes em uma atividade sobre a difusão de pesticidas fundamentada na Modelagem Analógica. Foi realizado o desenvolvimento de uma sequência didática centrada na questão sociocientífica sobre o uso de pesticidas em uma escola estadual do município de Itabirito - MG para estudantes do 3o ano do ensino médio. Após o desenvolvimento da sequência, foi selecionada a atividade que trata do conceito de dispersão para a análise de dados, devido ao grande número de interações que foram estabelecidas ao longo da realização da mesma. Selecionou-se também um grupo de 4 estudantes que foram frequentes e participaram ativamente da atividade. As aulas foram registadas por meio de gravações em vídeo e áudio e episódios de ensinos que nos forneciam mais evidências de elementos que caracterizavam o processo dialógico naquela atividade foram transcritos. Nossa análise consistiu em explorar esses elementos com o auxílio da literatura da área de ensino de Ciências. Nossos resultados evidenciaram a influência no entendimento conceitual dos estudantes de elementos, como: as experiências vivenciais, e, portanto, do contexto socio-histórico cultural; a verbalização de ideias e opiniões pelos estudantes; e a mediação pedagógica da(s) professora/pesquisadoras; e a linguagem em suas diferentes formas. Isso nos possibilita concluir que um processo de aprendizagem efetivo é promovido pela conjugação desses elementos do processo dialógico. Acreditamos no potencial de expandir os estudos deste processo para que seja possível o desenvolvimento de abordagens e metodologias a partir das quais os estudantes aprendam de forma ativa e efetiva. Palavras-chave: processo dialógico, questão sociocientífica, modelagem analógica, conceitualização, aprendizagem.
Este trabalho objetivou investigar as concepções de cientistas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas de uma Universidade Federal do sudeste do país sobre Natureza da Ciência (NdC). A escolha do tema se deveu à pequena parcela das pesquisas sobre esta temática destinadas a investigar as concepções dos próprios cientistas. Os dados foram coletados a partir de um questionário aberto, contendo seis perguntas baseadas na proposta VNOS (Views of Nature of Science Questionnare). A pesquisa compreendeu uma amostra de 40 cientistas. A metodologia de análise de conteúdo foi utilizada na análise e representação das respostas. A análise dos dados não permite indicar uma única visão de ciência para cada um dos cientistas pesquisados, uma vez que há uma certa instabilidade no modo de pensar sobre ciência em distintas questões do questionário. Contudo, nos permite inferir que uma parcela significativa dos cientistas apresentam compreensões atreladas ao método científico e restringem ciências à ciência natural como modo de produção do conhecimento científico, supostamente por estarem imersos nesse tipo de pesquisa e pelas áreas de formação. Também detectamos que aqueles cientistas que apresentaram visões opostas a estas têm preponderantemente pós- graduação em área de ciências humanas ou pesquisa atrelada a essa área de conhecimento. Constatamos, nesse sentido, a necessidade de se inserir discussões sobre ciência ao longo da formação nos diversos cursos de graduação e pós-graduação, por julgarmos que tais discussões podem favorecer a formação de indivíduos com concepções mais esclarecidas sobre ciência e mais aptos a utilizá-las com toda a sua potencialidade em suas futuras áreas de atuação.
Ao longo das últimas décadas, várias pesquisas em educação têm apontado para a necessidade de que o ensino de Ciências ocorra de forma mais autêntica. O ensino fundamentado em modelagem apresenta-se como uma possibilidade para se alcançar tal objetivo. Os modelos expressos por meio dos recursos computacionais têm ganhado destaque dentro da pesquisa científica e no ensino de Ciências. Diante disso, procuramos investigar (i) como ocorreu o desenvolvimento no entendimento conceitual de estudantes de um curso de Licenciatura em Química sobre os fatores que influenciam o enovelamento de uma proteína e o processo de inibição de uma enzima por um fármaco; e (ii) o papel desempenhado pelos modelos expressos via computador nesse entendimento ao longo de uma sequência de ensino fundamentada na modelagem. As aulas foram desenvolvidas com uma turma de seis estudantes em uma disciplina do quinto período do curso de química em uma universidade federal. Elas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos estudantes, recolhidos. Com base nos registros, foi realizada uma descrição das aulas, na qual constam transcrições de trechos das falas e das respostas dos estudantes e imagens dos modelos produzidos, que apoiam a análise do desenvolvimento das noções científicas em um estudo de caso de um grupo de três estudantes. Durante as atividades, as estudantes passaram a considerar fatores que até então eram ignorados em seus modelos como as interações intra e intermoleculares, importantes para a estabilização da conformação nativa. Os recursos computacionais foram fundamentais para que elas compreendessem importantes aspectos da interação fármaco enzima, tal como a mudança conformacional do fármaco e da enzima e a flexibilidade dessas moléculas, e para que melhorassem as suas capacidades de visualização. Os questionamentos feitos as estudantes, as evidências fornecidas nos testes dos modelos bem como a oportunidade de vivenciar as diferentes etapas do processo de modelagem também contribuíram para que houvesse evolução no entendimento conceitual das estudantes. Uma possível implicação deste trabalho tanto para o ensino quanto para a pesquisa seria investigar as possíveis consequências da vivência de práticas formativas associadas à modelagem no entendimento dos futuros professores sobre modelagem, na sua ação docente futura e na aprendizagem dos seus estudantes.
Vivemos em uma sociedade marcada por diversas transformações advindas pela inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), e na perspectiva da necessidade dos usos dessas tecnologias, ser professor é ter habilidades e preparo para poder relacionar criticamente conteúdos com os recursos tecnológicos que os alunos utilizam dentro e fora da escola. Além disso, é importante também que o professor, em sua agência de formação, seja letrado digitalmente para lidar com os saberes que são compartilhados entre a cultura digital e a educação. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções de professores do ensino de Química sobre as práticas de letramento digital que são empregadas em aulas no Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Federal de Ensino de Minas Gerais. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que dialogam sobre letramento, letramento digital, multiletramentos e ensino de Química com TDIC. Para traçar o perfil dos professores pesquisados em relação ao letramento digital em suas práticas sociais e docentes, utilizou-se um questionário fechado, em que eles mostraram serem usuários das TDIC. Foi também utilizada uma entrevista semiestruturada conduzida pela pesquisadora para análise das concepções sobre a prática de letramento digital desses professores. Os dados obtidos foram analisados com a literatura proposta à luz de três eixos temáticos: TDIC como recurso tecnológico, letramentos e ensino de Química com TDIC. Constatou-se, com base nos dados examinados, que os professores consideram que as tecnologias digitais têm um potencial inovador como recurso pedagógico para a sala de aula. No entanto, os resultados não nos permitem formular um parâmetro em relação à solução dos problemas relativos à educação, nos dias de hoje, com a inserção das inovações tecnológicas no ensino, porém, nos mostra que integrar as TDIC às práticas docentes ainda é um desafio que precisamos enfrentar no ambiente educacional.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como uma sequência didática (SD) baseada em questões sociocientíficas (QSC) pôde contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, utilizando, como recurso pedagógico, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A inserção das QSC nas práticas docentes tem sido um trabalho ainda em discussão, no sentido de constituir-se como alicerce estruturante na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito ao entendimento e uso de informações científicas em contextos sociais. Aliado à QSC, as TDIC constituem-se como um suporte para a qualidade desse processo. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem as perspectivas enunciativas do ensino de ciências, letramento, letramento científico, letramento digital e multiletramentos. Para traçar o perfil dos alunos pesquisados em relação ao ensino de ciências baseado em QSC, e ao uso das TDIC como recurso pedagógico em sala de aula, utilizou-se um questionário fechado, em que a maioria dos alunos mostrou ser usuários dessas tecnologias digitais em seu dia a dia. Foi também utilizada uma entrevista semiestruturada conduzida pelo pesquisador participante e realizada com dois alunos específicos da turma, além de vídeos produzidos por seus grupos para uma análise mais detalhada em relação à contribuição que a SD teve no processo de ensino-aprendizado desses alunos. Constatou-se, com base nos dados examinados, que a SD criou um ambiente de aprendizagem capaz de proporcionar para os alunos mais esclarecimento e uso de conceitos científicos relacionados à temática que foi apresentada e trabalhada em sala de aula. Tal resultado não nos permite formular uma generalização, mas, para a amostra pesquisada, revelou o potencial que a SD baseada em uma QSC, e utilizando as TDIC como recurso pedagógico, possui ao favorecer o processo de ensino e aprendizagem de ciências.
Muitas pesquisas apoiam a ideia de uma alfabetização científica para a sociedade, sendo importante o ensino de Natureza da Ciência para superar visões deformadas sobre a ciência. Deve-se ressaltar a importância do ensino de NC nos cursos de formação de professores, visto que são os intermediadores do processo de ensino e aprendizagem e os comunicadores sobre a ciência, além de terem o conhecimento do conteúdo científico eles devem conhecer os aspectos sociais, históricos e culturais que permeiam o conteúdo da sua disciplina. Um instrumento que pode vir a ser adequado para avaliar os conhecimentos de Natureza da Ciência de um professor em formação é o portfólio. O portfólio é um instrumento de avaliação formativa que pode contribuir para a formação dos alunos, pois permite que o aluno pense e reflita sobre seu próprio aprendizado, estimulando o seu desenvolvimento crítico reflexivo. Além de desenvolver habilidades reflexivas o portfólio permite a realização de autoavalição pelo aluno, bem como, permite que ele tenha autonomia para construir seu próprio trabalho. Nessa pesquisa buscamos compreender as evidências de aprendizado sobre Natureza da Ciência de um licenciando desenvolvidas durante sua participação na disciplina de Prática de Ensino de Química II, que tinha como um dos objetivos desenvolver os conhecimentos dos licenciandos sobre o tema. Bem como investigar como o portfólio nos fornece evidências sobre o seu aprendizado dessa temática e investigar quais são as suas concepções sobre o uso desse instrumento. Para realizar a análise, primeiramente foi feita a leitura do portfólio buscando identificar os momentos em que o licenciando realizou reflexão e autoavalição sobre seu conhecimento de Natureza da ciência. Em seguida foi feita a leitura do questionário buscando identificar quais as concepções do licenciando sobre a elaboração do portfólio. Buscamos articular as respostas do questionário com o que o licenciando desenvolveu no portfólio, bem como, identificar as atividades que fazia referencia as discussões feitas na sala de aula. Dessa forma, foi observado que o portfólio permitiu que o licenciando refletisse sobre ciência, evidenciando seu aprendizado de Natureza da Ciência de maneira contextualizada e não declarativa, a partir das atividades desenvolvidas na disciplina de Prática de Ensino de Química II. Foi possível observar a utilização de criatividade e autonomia pelo licenciando ao realizar o trabalho, tornando uma atividade agradável para o mesmo, que também pode ser observado em suas respostas no questionário. O licenciando considerou o portfólio um instrumento de avaliação mais eficaz do que provas e exames para avaliar os conhecimentos sobre ciência. Dessa forma, conclui-se que portfólio permitiu que o licenciando refletisse, autoavalisse e demonstrasse seu aprendizado de diferentes formas, sendo que foi um instrumento que se mostrou apropriado para avaliar os conhecimentos do licenciando.
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa responder à seguinte questão de pesquisa: como licenciandos utilizam seus conhecimentos de natureza da ciência (NC) de maneira funcional para realizar uma análise bem informada das práticas cientificas relacionadas a temática organismos geneticamente modificados (OGM)? De maneira mais específica buscamos: (i) elaborar um questionário com a temática OGM e relacioná-lo aos objetivos de avaliação de NC segundo Allchin (2011); (ii) investigar, a partir das respostas dos licenciados, quais conhecimentos de natureza da ciência foram possíveis elencar com o questionário e como os licenciandos utilizaram esses conhecimentos diante dos contextos apresentados. A justificativa para a elaboração desse questionário se dá em função da escassez de instrumentos que buscam avaliar como os estudantes utilizam conhecimentos de NC numa perspectiva funcional nas tomadas de decisão. Segundo Allchin (2011), uma perspectiva funcional de NC requer que os estudantes compreendam como a ciência funciona, ou seja, desenvolvam habilidades de interpretar a confiabilidade das afirmativas científicas com base em evidências. O questionário é composto por quatro questões que visam avaliar, predominantemente, os seguintes aspectos de NC: a possível relação entre as pesquisas científicas e o financiamento; a importância da ética nas pesquisas que envolvem seres humanos; a importância de existir um consenso na comunidade científica e o papel da divulgação científica para alcançar esse consenso. Esse questionário foi aplicado a uma amostra de sete licenciandos do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Federal do sudeste do país que apresentavam entendimento tanto de NC quanto de OGM. Além disso, os licenciandos avaliaram o potencial do questionário frente a diferentes critérios como, por exemplo, a clareza das perguntas, o tempo para resposta, a extensão do questionário, entre outros. A partir da análise das respostas dos licenciandos ao questionário foi possível avaliar os aspectos de NC previstos durante a elaboração do mesmo. Com base nas suas respostas verificamos que a maioria dos licenciandos apresenta a compreensão não funcional sobre os dados obtidos na pesquisa e o financiamento e a importância da ciência ser consensual. Por outro lado, eles demonstraram compreender de uma maneira funcional os aspectos éticos nas pesquisas e a importância da divulgação científica para se alcançar consenso na ciência. Assim, frente a análise das respostas dos licenciandos ao questionário e a avaliação feita por eles sobre este instrumento concluímos que o questionário tem o potencial de avaliar as concepções dos licenciandos sobre NC em suas tomadas de decisão sobre o tema. Por fim, acreditamos que esse instrumento pode ser utilizado em novas pesquisas educacionais que visem avaliar a compreensão de NC de uma maneira mais contextualizada.
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar as visões de três profissionais da área de ensino em Ciências, que atuam em diferentes níveis, sobre uma unidade didática (UD) que aborda uma Questão Sociocientífica sobre o tema “Mineração”. A UD foi elaborada por estudantes do curso de graduação em Química Licenciatura de uma Universidade Federal. O intuito final de se analisar as visões das profissionais sobre a UD é discutir as possíveis contribuições e limitações da mesma para a elaboração de conhecimentos científicos pelos estudantes e para uma formação mais ampla dos mesmos. Para a realização da pesquisa foi disponibilizado o material didático e um questionário aberto, o qual foi elaborado para guiar a avaliação da UD a partir de alguns critérios identificados com base na literatura da área de Educação em Ciências, como: o subsídio para a formação do pensamento crítico, a promoção de um ambiente argumentativo, a contribuição para o letramento científico, entre outros. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados, estabelecendo diálogos entre as avaliações das professoras sobre como a UD contemplava os critérios mencionados e a literatura da área de Educação em Ciências. As professoras pesquisadas destacaram as potencialidades da UD de abordar a temática mineração como uma QSC, além de promover a argumentação e fomentar o pensamento crítico dos estudantes. A principal limitação apontada refere-se à adequação do tempo para realização de algumas atividades para a promoção do processo de argumentação. Portanto, podemos concluir que a UD proposta pode contribuir no ensino de Ciências para o desenvolvimento de habilidades como a análise e síntese de diferentes informações, construção de posicionamentos bem fundamentados e negociados, a reflexão do papel do estudante na sociedade e para o desenvolvimento de conhecimentos científicos relacionados à toxicidade, metais pesados, concentração entre outros. Para que tais contribuições passam realmente ser alcançadas existe a necessidade de se ampliar as discussões e a promoção de práticas pedagógicas envolvendo QSC e a argumentação nos cursos de formação de professores de Ciências como a Química.