Produções

2017

Neste trabalho, analisamos os efeitos do uso do modelo Teaching with Analogies (TWA) sobre a compreensão dos estudantes da analogia entre o “pudim de passas” e o modelo atômico de Thomson. Os dados foram coletados em uma turma de Química do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram realizados registros em vídeo e áudio da aula de discussão da analogia, e um questionário foi aplicado após essa intervenção. Utilizamos a análise de conteúdo para categorização das ideias expressas pelos estudantes no questionário. Os resultados evidenciaram que o TWA potencializou o entendimento sobre a relação de similaridade proposta nessa analogia, mas outras lacunas como a pouca familiaridade com o análogo permaneceram. Com base na literatura e nos resultados deste trabalho, apresentamos considerações sobre o TWA e discutimos que a criação, crítica e reformulação de analogias pelos estudantes pode ser uma abordagem promissora para se trabalhar as analogias no ensino de Ciências.

Neste trabalho, analisamos como a argumentação fomentada pelo processo de criação e crítica de analogias pode influenciar a aprendizagem dos estudantes sobre o modelo atômico de Dalton. Foi produzida uma unidade didática sobre o tema e todas as aulas em que ela foi desenvolvida foram gravadas em vídeo e áudio. As interações argumentativas foram analisadas a partir do modelo de Baker. Constatamos que a argumentação a partir da criação e crítica de analogias contribuiu para a co-construção de conhecimentos pelos estudantes na medida em que eles buscavam informações sobre o modelo para criar suas comparações e argumentar em defesa delas ou contra as comparações dos colegas. em

Neste trabalho propomos e discutimos um modelo que caracteriza o conhecimento profissional de professores em formação (CPPF). Este inclui conhecimentos profissionais fundamentais e os conhecimentos produzidos pelos futuros professores a partir da transformação daqueles em situações de ensino. Nesse modelo a articulação teoria-prática assume um papel central na formação de professores. A partir dela, os futuros professores podem vivenciar situações de ensino e transformá-las por meio da teoria. Esse processo tem o potencial de aprimorar cada vez mais o CPPF, o qual poderá ser parte do PCK desses professores.

Nosso trabalho tem como objetivo investigar o papel dos questionamentos de uma professora de química na co-construção de conhecimentos em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Selecionamos um grupo de quatro estudantes de uma escola pública localizada em Mariana-MG, Brasil. Todas as aulas foram transcritas, os questionamentos da professora foram categorizados e analisados de acordo com seu papel em cada uma das etapas da modelagem analógica. Os resultados evidenciaram que tais questionamentos foram os principais responsáveis por orientar o processo, auxiliando os estudantes na explicitação e explicação das ideias que fundamentavam suas proposições e na reflexão sobre o potencial explicativo e limitação dos seus modelos e analogias.

Analisamos os portfólios elaborados por uma licencianda durante sua participação em um curso de formação inicial de professores de química, cuja temática central era Natureza da Ciência (NC). Avaliamos o conhecimento sobre NC da licencianda a partir de suas reflexões sobre sua vivência em um estudo de caso envolvendo uma controvérsia sobre um fato histórico (julgamento da outorga do prêmio Nobel de Química de 1918 a Fritz Haber pela síntese da amônia em escala industrial). A análise aponta que o caso histórico contribuiu para a compreensão de características sobre ciência, e o portfólio permitiu uma avaliação contextualizada e detalhada desses conhecimentos.

Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.

Neste trabalho, propomos um modelo que caracteriza os Conhecimentos Profissionais de Professores de Ciências em Formação e discutimos as especificidades e distinções entre os conhecimentos de professores em formação inicial e aqueles que já atuam profissionalmente. Evidenciamos a centralidade da articulação teoria-prática no desenvolvimento, integração e transformação desses conhecimentos. Essa articulação possibilita aos futuros professores vivenciar situações de ensino e tentar compreendê-las e transformá-las por meio da teoria. Argumentamos que os futuros professores devem apoiar-se nos conhecimentos disponibilizados nos cursos de formação, mas estes devem estar inter-relacionados aos conhecimentos profissionais, os quais são essencialmente pragmáticos. Para que isso ocorra, a reflexão deve estar no cerne da formação de professores, integrada ao desenvolvimento das competências profissionais que se espera deles, tornando-se determinante na e fomentada pela articulação entre teoria e prática.

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades de uma sequência didática sobre o uso de agrotóxicos fundamentada na modelagem analógica. Nela, os estudantes estarão diante da seguinte situação-problema: decidir sobre o uso ou não dos pesticidas em áreas urbanas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. As atividades da sequência foram baseadas nas etapas de criação, expressão, teste e avaliação de modelos e analogias e em informações de especialistas para auxiliar os estudantes no posicionamento sobre o uso dos pesticidas na situação-problema. Essa proposta apresenta como diferenciais aliar um ensino de Química contextualizado e fundamentado na modelagem analógica. Neste sentido, a sequência didática proposta pode auxiliar os estudantes no entendimento de conceitos científicos, contribuir para o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio crítico e a criatividade, além de engajá-los no processo de aprendizagem.

Este trabalho visa apresentar uma proposta de sequência didática de 14 aulas envolvendo o tema mineração, incluindo-se algumas discussões sobre metais pesados. A abordagem escolhida foi argumentação no ensino de ciências. Deseja-se que ao final dessa sequência didática os alunos tenham melhorado um pouco as suas habilidades argumentativas, consigam criar argumentos melhores e estejam preparados para lidar com outras situações que não tenham sido trabalhadas nessa unidade didática. Acredita- se que esta unidade irá contribuir para que os alunos reflitam mais, e sejam capazes de se posicionar mais criticamente, diante da elaboração do parecer dos estudantes com relação à questão problema apresentada.

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