Produções

2015

No presente trabalho de conclusão de curso foi analisado o discurso de uma aula de estágio do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto, desenvolvida por uma estagiária, em uma turma de 2a série do Ensino Médio, de uma Escola Estadual na cidade de Ouro Preto, MG. Para a análise foi utilizada uma ferramenta sociocultural de análise de discurso, para mostrar como a estagiária interage com os alunos, a fim de construir significados em sala de aula de ciências. O procedimento metodológico incluiu o recorte de episódios, utilizando uma abordagem microgenética, a fim de, resultar num relato minucioso dos acontecimentos. Como implicação deste trabalho para a pesquisa, podemos considerar que o mesmo possui potencial para ser usado na formação inicial e continuada de professores, uma vez que, ele permite fazer uma reflexão das estratégias discursivas que o professor pode utilizar em uma aula de ciências.

Há alguns anos aumentou a preocupação daqueles envolvidos com o ensino de ciências com o declínio do interesse dos estudantes pela área. Tal ocorrência pode estar atrelada ao fato de como a ciência é trabalhada na escola. Devido a isso, há reflexões relevantes na comunidade científica sobre a importância da inserção de Natureza da Ciência (NC) no ensino de ciências, sobre como a mesma pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem e sobre como fazer essa inserção. No presente trabalho temos como objeto de estudo o jogo “Saga Científica”. Um jogo de cartas que simula a trajetória de um cientista, o qual tem como objetivo principal a construção de uma fábrica de amônia. O objetivo pedagógico do jogo consiste em trabalhar características de NC, ampliando a visão sobre ciências dos alunos. Justi (comunicação oral, 21 de março de 2014) apresenta diferentes áreas que podem caracterizar a ciência de forma multifacetada para auxiliar o planejamento do professor. Justi elaborou um modelo, intitulado “Science Eye”, através do qual a autora procura reconhecer as diferentes perspectivas das diferentes áreas do conhecimento científico sobre NC e a partir do qual fundamentamos nossa análise. Neste TCC, temos como objetivo analisar as visões sobre NC dos alunos que participaram do jogo Saga Científica, e que emergiram durante as entrevistas realizadas. Para isso, foi realizada uma categorização das ideias explicitadas pelos alunos, baseada nas diferentes áreas do conhecimento científico, contempladas no modelo “Science Eye”. Algumas ideias importantes sobre ciências foram expressas pelos alunos, como a de que cientistas são seres comuns. Em contrapartida, visões inadequadas, como a de que o cientista trabalha de forma isolada e independente, também foram expressas pelos alunos. Concluímos que o jogo “Saga Científica” tem potencial para favorecer a discussão sobre aspectos relacionados à NC, desde que ele seja guiado por um tutor que tenha ideias esclarecidas sobre ciência.

No presente trabalho foi feita uma ampla revisão da literatura acerca da inserção da temática ‘Natureza da Ciência’ (NOS em inglês) no ensino de ciências. A escolha do tema foi motivada, em parte, pela ausência de consenso entre os pesquisadores da área de ensino de ciências sobre como e o que ensinar sobre natureza da ciência. Além disso, apesar de os documentos norteadores do ensino apontarem para a importância de se discutir NOS nas aulas de ciências, os mesmos não expõem explicitamente sobre possíveis abordagens de ensino. Por este motivo, foi feita uma revisão de literatura acerca desta temática, contemplando diferentes visões de diversos autores que realizaram e/ou estão realizando estudos sobre a mesma. Para isso, buscou-se selecionar autores que dialogam entre si, de modo a elaborar em nossa escrita uma linha de raciocínio que conduza o leitor a compreender as questões que surgem nos trabalhos selecionados. Ao final do trabalho, foi traçada uma análise crítica, com vista a contribuir com apontamentos que podem subsidiar novas pesquisas em relação ao ensino de NOS.

Neste trabalho analisamos uma intervenção que propunha, a partir dos pressupostos da abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade, usar o laboratório de pesquisas em ciências dos materiais como mediação no ensino do conceito de radiação. Investigamos como a realização de uma atividade investigativa auxilia no processo de ensino e aprendizagem ao estabelecer como problema a exposição do corpo humano à radiação. A metodologia de ensino elaborada juntamente com o professor propunha uma visitação ao laboratório de pesquisa de materiais na Universidade Federal de Ouro Preto como atividade investigativa. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma Escola Estadual no município de Ouro Preto-MG com uma turma do 1o ano do Ensino Médio. A partir da análise das produções escritas dos alunos, observações, anotações em caderno de notas e entrevista com professor, concluímos que o uso do laboratório como mediação, a partir dos pressupostos da abordagem CTS no ensino de ciências, pôde contribuir para promover a motivação e o dialogo nas aulas de química. Apesar das limitações da intervenção apresentadas e discutidas no trabalho, percebeu-se o seu potencial no sentido de despertar o interesse e engajar os alunos, provocar reflexões sobre a natureza da ciência e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia tornando o conteúdo menos abstrato e fazê-los perceberem a importância do estudo da radiação na sua vida e no desenvolvimento da sociedade.

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar as ideias que estudantes de um curso de Licenciatura em Química declaram sobre as analogias (conhecimento declarativo) e as relações entre esse conhecimento declarativo e as analogias que os licenciandos elaboram (conhecimento procedimental). Os dados foram coletados através de um questionário e entrevistas de validação. A análise dos resultados indicou que os licenciandos investigados apresentam um conhecimento pouco satisfatório sobre analogias. Estes, na maioria das vezes, apresentaram um conhecimento um pouco mais acurado apenas no nível declarativo. Chegamos à conclusão central de que, durante a formação de professores, o foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias, pode não ser suficiente para garantir que futuros professores desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório sobre analogias e as utilizem de forma apropriada no ensino de Ciências. A partir disso, apontamos perspectivas para a formação de professores com concepções mais adequadas sobre analogias.

Neste trabalho elaboramos uma sequência didática que conjuga o ensino fundamentado em modelagem a partir da perspectiva de Justi e Gilbert (2002) e analogia na abordagem de alguns aspectos qualitativos do equilíbrio químico, como: reversibilidade das reações, coexistência de reagentes e produtos e dinamicidade do equilíbrio químico. Após a elaboração da primeira versão da sequência didática, fizemos uma aplicação piloto da mesma. Nossa amostra constituiu-se de um graduando da área de Ciências Sociais e Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que declarou ter dificuldades em Química. Essa aplicação aconteceu com os objetivos de identificarmos possíveis benefícios e defasagens da sequência e de propormos modificações e/ou adaptações na mesma, visando sua aplicação futura em situações reais de sala de aula. Destacamos como principais resultados obtidos na aplicação do piloto: a compreensão dos aspectos do equilíbrio químico relacionados à reversibilidade das reações e à coexistência de reagentes e produtos a partir das comparações elaboradas pelo aluno. Por outro lado, apesar de o aluno fazer menção à igualdade das velocidades das reações, não demonstrou entender o aspecto dinâmico do equilíbrio químico. Ao analisarmos os resultados obtidos nessa aplicação, identificamos a necessidade de reformulações nas atividades como: solicitações mais explícitas de elaboração de representações no nível submicroscópico; elaboração de atividades que sustentem uma discussão mais profunda do aspecto “dinamicidade do equilíbrio químico”; e elaboração de atividades relacionadas à etapa de avaliação dos modelos e analogias. Concluímos, com base em alguns dos nossos resultados, que inserir os alunos em processos de elaboração, crítica e reformulação de seus modelos e analogias pode melhorar a sua compreensão sobre conceitos científicos, como o estado de equilíbrio químico de um sistema, foco deste trabalho. Nesse sentido, acreditamos que discussões sobre atividades que conjugam o ensino fundamentado em modelagem e a elaboração de analogias na formação de professores podem contribuir para que eles se sintam motivados a elaborar e desenvolver tais atividades no ensino de Química em particular e de Ciências em geral.

Esse projeto foi desenvolvido com a intenção de procurar minimizar um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas de nosso país, que é a falta de estrutura. Pretendemos com esse projeto incentivar alunos e professores a criar novas ferramentas alternativas de laboratório que possam contribuir para o bom andamento e despertar o desejo pelo conhecimento científico investigativo nas experimentações. A criação da aparelhagem que apresentamos é de simples confecção e poderá ser produzida pelos alunos com a ajuda do professor. O material utilizado é de fácil aquisição e pode ser encontrado em depósitos de materiais de construção ou lojas do gênero. Apresentamos também em nossa proposta uma análise sobre o álcool como combustível limpo que não emite poluentes para atmosfera e ao mesmo tempo como um vilão da sociedade pelos problemas causados atuando como droga. O presente trabalho de conclusão de curso refere-se a uma proposta alternativa para atividade experimental investigativa no Ensino de Ciências, destinada a alunos do ensino médio. Trata-se de um experimento de obtenção do etanol a partir da fermentação alcoólica da sacarose, utilizando-se materiais alternativos disponíveis.

Ao observar as prateleiras de supermercados, farmácias e lojas de produtos de beleza percebe-se que há uma grande variedade de produtos que são ofertados tanto para cuidar quanto para embelezar os cabelos. O mercado da beleza vem crescendo a cada dia, gerando uma procura demasiada por esses produtos. A indústria da beleza considera os produtos de cabelos como uma das categorias de maior consumo mundial. As tinturas sintéticas possuem vantagens às naturais devido a uma maior variedade de cores, porém a presença de produtos químicos tais como peróxido de hidrogênio, amônia, metais pesados como o chumbo tornam o produto prejudicial em relação as tinturas naturais, pois essas substâncias tornam o processo agressivo. As tinturas possuem várias classificações justamente porque algumas contêm substâncias que diferem no tamanho das moléculas dos corantes. Observase uma escassez quanto às informações que deveriam estar contidas nos rótulos desses produtos informando ao consumidor os componentes que são nocivos à saúde humana. Recentemente a preocupação com esses agentes químicos tem crescido e regulamentações ao seu uso estão sendo estabelecidas devido à possibilidade de problemas dermatológicos, mutagênicos e até mesmo cancerígenos. Muitas vezes as pessoas confundem estética com saúde devido ao grande volume de propagandas que circulam em nosso dia a dia e essas referências ditadas pela sociedade podem trazer efeitos negativos na vida de muitos. É importante pesar o risco benefício que esses produtos oferecem, pois os mesmos não devem apresentar prejuízos à saúde. Diante disso, o presente trabalho busca informar os efeitos causados por tinturas a fim de alertar jovens e pessoas em fase adulta a se conscientizarem em relação ao uso inadequado desses materiais. Propõe-se um estudo sobre os componentes químicos das tinturas e sua ação na estrutura do cabelo por meio de um material paradidático. O objetivo geral é proporcionar aos professores e alunos um material didático que auxilie no ensino e aprendizagem de conceitos químicos, bem como mostrar como a química esta presente em nosso cotidiano.

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