Neste trabalho, pretendemos compreender as dificuldades encontradas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem de osmose, uma vez que esta questão vem sendo pouco explorada pela literatura. Neste sentido, relataremos o desenvolvimento de uma pesquisa que possui como objetivo responder as seguintes questões de pesquisa: Quais os obstáculos existentes no processo de compreensão de estudantes do ensino médio do tema Osmose? Como esses obstáculos se relacionam com as especificidades desse tema? Para isso, foram aplicados questionários a uma amostra de 30 alunos, sendo esses estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola particular da região de Ouro Preto. Esses alunos já haviam concluído o estudo referente ao processo de Osmose. Através da analise dos dados, concluímos que boa parte dos estudantes estabeleceram em suas respostas os Obstáculos Epistemológicos selecionados nesse trabalho. Por outro lado, percebemos que, para que os estudantes compreendessem os aspectos explorados nesse trabalho, eles precisariam transitar entre os níveis macro e submicro. Alem disso, percebemos que por se tratar de um fenômeno do cotidiano, os estudantes utilizaram varias concepções espontâneas sobre o tema que muitas vezes adaptaram as novas informações á realidade e ou ás ideias iniciais, levando-os a formular explicações alternativas para o processo de Osmose. A partir dos resultados encontrados, propomos alguns questionamentos referentes ao processo de ensino, sendo um grande desafio para os docentes, pois quando analisamos os materiais didáticos disponíveis, a abordagem tradicional desse conteúdo e o conhecimento desenvolvido pelos alunos, percebemos que esse tema é tratado e compreendido com superficialidade, conduzindo a uma aprendizagem deficiente, limitada e, muitas vezes, confusa.
Este trabalho visa apresentar um material paradidático, destinado aos estudantes do Ensino Médio, referente ao estudo da importância e função dos nutrientes para o nosso organismo. Inicialmente, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é apresentada a fundamentação teórica do paradidático, as justificativas e motivação para sua realização. Posteriormente, apresenta-se o paradidático. Ele está dividido em duas partes: o Material do Aluno e o Material do professor. O primeiro propõe que o estudante participe ativamente do seu aprendizado, mediante as atividades de pesquisa em grupo, estímulo à dúvida, desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. O segundo tem como objetivo auxiliar o professor na condução do material do aluno. Neste estão descritos os objetivo das atividades propostas no material do aluno, bem como a descrição da realização do experimento proposto no mesmo. Este material pode servir de suporte para os professores na realização de práticas pedagógicas que busquem a relação entre os conhecimentos dos alunos e os saberes formais ensinados na escola.
Este trabalho visa apresentar uma apreciação crítica de um jogo comercial. Nos baseamos no estudo da literatura sobre o que são jogos e na análise de dados para realizar as críticas e modificações. Os dados coletados basearam-se em uma entrevista semiestrutura realizada com o público alvo do jogo. Constatamos que o jogo analisado não apresentava regras e problemas quanto a como apresentar os conceitos químicos para os sujeitos. O resultado deste trabalho são algumas modificações e sugestões ao jogo original. Como considerações finais, sugerimos aos interessados que apliquem o jogo reformulado a amostra similar a aqui pesquisada para analisar se as modificações se fizerem pertinentes.