O ensino, numa perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), desempenha um papel fundamental na educação, pois confere um significado social, econômico e político aos conteúdos abordados. As Questões Sociocientíficas (QSC) surgem como uma das propostas de ensino fundamentada no movimento CTSA, especialmente baseada no objetivo de contribuir para uma formação mais crítica e atuante na sociedade. O presente artigo tem como objetivo identificar, a partir dos registros escritos, indícios de aprendizagens atitudinais, por meio de uma Sequência Didática (SD) fundamentada em QSC, pautada no tema racismo capilar. Utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza empírica, foi elaborada e aplicada uma SD para estudantes do 1o ano do Ensino Médio Técnico em Química. Utilizamos para analisar os dados a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes trouxeram posicionamentos em respeito à diversidade cultural e à história individual, demonstrando sensibilidade e consciência com as vítimas de racismo. Palavras-chave: Questões Sociocientíficas. Racismo Capilar. Formação para a Cidadania. Ensino de Ciências.
O artigo tem por objetivo discutir o uso de um novo recurso didático: o objeto dinâmico-tátil (ODT) como mediador na construção de modelos mentais de conceitos químicos - sendo eles eletronegatividade, de momento de dipolo elétrico e de polaridade de moléculas - por um estudante com deficiência visual (ECDV). Essa pesquisa é de natureza qualitativa e se deu por um estudo de caso único. Para a geração dos dados, foram ministradas aulas para um ECDV, que ficaram registradas em áudio e em vídeo. Os resultados advindos do primeiro momento da pesquisa revelaram que o ECDV considera primordial o uso de recursos táteis para facilitar o aprendizado. Durante a validação dos ODTs, o cego ao interagir com a tensão em uma borracha elástica e ao aproximar ou afastar ímãs, experimentou tatilmente o nível sensorial muscular, o que possibilitou uma integração dinâmica e simultânea de informações sobre a entidade a ser modelada, auxiliando na construção de modelos mentais dos fenômenos estudados. Palavras-chave: objeto dinâmico-tátil, deficiência visual, modelos mentais, polaridade de moléculas.