As Questões Sociocientíficas (QSC) referem-se a situações ou problemas controversos, cujas resoluções potenciais exigem a consideração de diversas dimensões para além do domínio científico. Essa abordagem educacional permite o ensino não apenas de conceitos científicos, mas também de valores, habilidades e atitudes necessárias para lidar com as questões do dia a dia na sociedade. A complexidade e a multifacetada natureza das QSC possibilita aos estudantes compreender as inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, fomentando o desenvolvimento do raciocínio ético e moral e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos. Nesse contexto, a efetiva utilização dessa abordagem no ensino requer dos professores, presentes e futuros, a mobilização de diferentes conhecimentos que ultrapassam os aspectos conceituais da disciplina que ministram. Isso é crucial para promover aprendizagens abrangendo as três dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Portanto, os contextos formativos devem oferecer oportunidades para que os professores aprendam a utilizar as QSC no ensino. Na formação inicial, em particular, é essencial que essa formação leve em consideração a prática docente e o cotidiano escolar como pontos fundamentais. Diante desse cenário, a iniciativa formativa proposta no Programa Residência Pedagógica (PRP) concentrou-se na necessidade de proporcionar aos futuros professores de Ciências a oportunidade de conhecer, planejar e desenvolver propostas de ensino centradas em QSC, considerando a realidade escolar à qual se destinam. Essa abordagem fundamentou a nossa proposta de investigar sobre a influência dos aspectos do contexto escolar na idealização das propostas de ensino pelos futuros professores de Ciências e explorar possíveis impactos no desenvolvimento profissional deles. Para alcançar esse objetivo, adotamos a abordagem analítica proposta por Vilas Boas (2022) para caracterizar uma Sequência Didática (SD) reformulada e desenvolvida pelos futuros professores, bolsistas do PRP. A análise destaca como os aspectos do contexto escolar orientaram a reformulação da proposta didática e evidencia as implicações do conhecimento sobre o contexto escolar na elaboração de SD fundamentadas na abordagem de QSC. Isso permitiu uma compreensão mais profunda de como o contexto específico direcionou o desenvolvimento da proposta dos residentes, resultando em uma abordagem mais contextualizada e alinhada com a realidade dos estudantes. Além disso, ressaltou a importância de processos formativos reflexivos, críticos e coletivos, visando contribuir para o desenvolvimento mútuo e emancipador de professores e estudantes, considerando não apenas os conhecimentos conceituais, mas também os contextos educacionais, decisões e ações dos professores em relação ao ensino de Ciências. Palavras-chave: Cotidiano escolar, formação inicial de professores; Questões Sociocientíficas; Ensino de Ciências.
Esta pesquisa é um estudo comparativo com uma dissertação de mestrado realizada por Fabiano (2022). Tal pesquisa analisou a interação estabelecida por Intérpretes Educacionais (IE) atuantes na Educação Básica com os professores de Ciências/Química. Já o presente trabalho, analisou os IE que atuam na Educação Superior e os respectivos docentes deste nível de ensino. A presente investigação tem natureza qualitativa, foi realizada a partir da análise de 10 questionários respondidos pelos IE. Para a execução da análise dos dados obtidos, foi realizado um processo de categorização tal como realizado por Fabiano (2022). Os resultados comparativos da pesquisa mostram que apesar de que em alguns aspectos as respostas se diferenciarem, a interação estabelecida entre os IE atuantes da Educação Superior está sendo semelhante aos IE atuantes na Educação Básica. Assim, em ambos os casos, a inclusão não ocorre de forma efetiva, a atividade profissional desenvolvida pelo IE ainda não está sendo reconhecida de forma concreta e, na perspectiva do IE, os professores apresentam conhecimento insuficiente para atender as demandas do aluno surdo em sala de aula, já que, em muitas oportunidades, no contexto de sala de aula, acaba por relegá-la ao IE. Palavras-chaves: Intérprete educacional; Professor de Ciências e Química; Surdo; Ensino Superior.
O estudo do conceito de densidade é fundamental nas ciências, especialmente para caracterizar substâncias e materiais. No entanto, foi possível identificar algumas dificuldades entre os alunos sobre o conceito, como a confusão entre densidade e peso, bem como desafios relacionados ao entendimento matemático da densidade, entre outras dificuldades. Assim, evidenciou-se a necessidade de elaborar uma sequência de ensino que contemplasse o conceito de densidade em sua totalidade. O ensino por investigação emerge como uma metodologia essencial para o ensino de química, especialmente em relação à densidade, pois permite a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem visa também, estimular a exploração, a descoberta e a construção do conhecimento pelos próprios estudantes, além de promover a autonomia intelectual dos estudantes e a aprendizagem de procedimentos da ciência, entre outros aspectos. Com isso, neste trabalho, foi proposta uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), para o ensino médio, que abordou o conceito de densidade em três perspectivas principais: macroscópica, submicroscópica e simbólica. Para alcançar cada uma dessas perspectivas, foram empregados como recursos didáticos, a Realidade Aumentada (RA) e o site educativo, PhET Colorado. Esses recursos foram integrados com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizagem mais imersiva e, assim, permitir que alunos compreendam os diferentes aspectos do conceito de densidade de maneira completa e integrada. Palavras-Chaves: SEI, Densidade, PhET Colorado, Realidade Aumentada, Sequência
Este trabalho aborda a criação de atividades adaptadas sobre a temática de equilíbrio químico, direcionadas especificamente para estudantes com deficiência visual. O objetivo principal é proporcionar uma experiência de aprendizado inclusiva e acessível, superando as barreiras que os deficientes visuais podem enfrentar ao estudar conceitos complexos de Química. A proposta envolve a utilização de recursos táteis, como modelos tridimensionais, para representar as equações químicas. Além disso, são exploradas abordagens auditivas, como áudioaulas sobre o conteúdo de equilíbrio químico, que estão disponíveis no aplicativo para celular “Estudaki”. Essas estratégias buscam contribuir para a inclusão efetiva desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo destaca a importância de abordagens inclusivas na educação científica e oferece contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis na área de Química. Palavras-Chave: Equilíbrio Químico; Deficiência Visual; Atividades Adaptadas; Educação Inclusiva.
O ensino de ciências por investigação vem se mostrando uma estratégia muito interessante para se desenvolver conteúdos conceituais, bem como atitudinais e procedimentais. O aluno é instigado a investigar um determinado problema, criando e testando hipóteses, trabalhando em grupos, reformulando suas ideias e tirando suas próprias conclusões. Além disso, o ensino por investigação pode promover a criatividade, a resolução de problemas, a autonomia, o senso crítico e o pensamento científico. Nesse sentido, uma forma de operacionalizar o ensino de ciências por investigação se dá pela utilização de sequências didáticas. A Sequência de ensino por investigação (SEI) reúne etapas sendo elas o problema, a sistematização e a contextualização. Na primeira é exposta a questão-problema, onde os alunos terão que propor e testar suas ideias a fim de respondê-la. Já na sistematização, todo conhecimento adquirido na etapa anterior é transformado em conhecimento científico. E na contextualização, o conhecimento científico é abordado em contextos diferentes. Uma possível abordagem para o ensino por investigação para o tema “Qualidade da Água” é a utilização de problemas socioambientais. Como exemplo, pode-se citar o Município de Ouro Preto, Minas Gerais, em que a qualidade da água é recorrentemente questionada. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar uma Sequência de Ensino por Investigação com o tema “Qualidade da Água” para promover os conhecimentos sobre três dos parâmetros de qualidade de água: pH, turbidez e coliformes fecais. A SEI possui seis aulas, sendo três delas para investigação dos parâmetros e três para sistematizações e contextualizações. A metodologia proposta na elaboração da SEI compreendeu cinco etapas interconectadas: seleção do referencial teórico metodológico, escolha do tema de estudo, definição dos conceitos químicos a serem explorados, estabelecimento de objetivos de aprendizagem e seleção/elaboração de atividades. Palavras-chave: sequência de ensino por investigação; qualidade da água; pH; coliformes fecais; turbidez.
Muitas pesquisas discutem que o ensino de Química tem empregado metodologias e abordagens tradicionais que não têm contribuído para a aprendizagem da maioria dos estudantes. Nessa direção, nossa atenção se voltou para uma abordagem de ensino que vem se mostrando promissora. A educação numa perspectiva de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) desempenha um papel fundamental na educação de nível médio, pois confere um significado social, econômico e político aos conteúdos abordados. As questões sociocientíficas (QSC) surgem como uma das propostas de ensino fundamentada no movimento CTSA, especialmente baseada no objetivo de contribuir para uma formação mais crítica e atuante na sociedade, considerando a relevância substancial e um impacto significativo nos âmbitos social, ambiental, político e econômico. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as implicações didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem em Química, bem como na formação para cidadania, por meio de uma Sequência Didática (SD) fundamentada em QSC, pautada no tema “racismo capilar”. Para isto, utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza empírica, foi elaborada e aplicada uma SD para alunos do 1º ano do Ensino Médio técnico em Química. Nela, foram relacionados os conteúdos científicos necessários para o entendimento da composição do fio do cabelo, aos conhecimentos sobre as questões étnico-raciais e o impacto da sociedade na adoção dos processos de alisamento capilar. Assim, as Questões Norteadoras (QN) apresentadas durante a SD foram utilizadas como método de coleta de dados, visto que possibilitam respostas que oferecem informações importantes sobre a percepção e o entendimento dos alunos acerca dos tópicos abordados na QSC. Para a análise das respostas às QN, empregamos a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que, em relação aos conceitos específicos de Química, tais como a composição anatômica do fio de cabelo e propriedades químicas do formol, houve uma compreensão adequada. Da mesma forma, os estudantes mobilizaram os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula para contestar e enfrentar o racismo. Adicionalmente, eles trouxeram posicionamentos em respeito à diversidade cultural e à história individual, demonstrando sensibilidade e consciência com as vítimas de racismo. Palavras-chave: Ensino de Química; Questões Sociocientíficas; racismo capilar; formação para a cidadania.