The synthesis, infrared, and crystal structure investigations of adamantane-1-ammonium picrate monohydrate, (C10H21N)(C6H2N3O7) ⋅ H2O, were performed. The title compound crystallizes in the space group P21/n with the monoclinic unit cell parameters: a = 12.7211(9) Å, b = 6.8233(4) Å, c = 21.4130(14) Å and β = 105.950(7)°, V = 1787.1(2) Å3, Z = 4. The asymmetric unit of the studied compound consists of one Adamantane-1-ammonium cation, one water and one picrate anion with two disordered nitro groups. The molecules are connected by strong H-bonds. As can be seen, the ionic pair is linked through two bifurcate N–H⋅⋅⋅O hydrogen bonds, identified as N1–H1A⋅⋅⋅O1 and N1–H1A⋅⋅⋅O2, to form a dimer. Also, water molecule acts bridging two picrate molecules connected by O1w–H1w⋅⋅⋅O1 and O1w–H2w⋅⋅⋅O4. These interactions form an infinite chain extended along the [101] direction. Finally, the main intermolecular contacts were analyzed based on Hirshfeld surfaces and their fingerprint plot.
Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.
O presente trabalho foi realizado com base no desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) centrada na temática “Poluição atmosférica”. Nele, nos propusemos a analisar como a mediação da pesquisadora na condução da SEI pode ter contribuído para a compreensão das crianças sobre a influência das ações humanas na qualidade do ar.
Quando refletimos sobre o quê e o como ensinar Ciências para nossos estudantes, sejam eles da educação básica ou superior, nos deparamos com uma literatura vasta. Um dos caminhos que podemos percorrer para contribuir com a compreensão sobre a ciência pelos estudantes é favorecer a compreensão do que seja Natureza da Ciência (NdC). Nos cursos de formação de professores é importante criar condições para que os licenciandos vivenciem e reflitam sobre essa questão e tenham contato com estratégias diferenciadas de ensino que perpassam essa temática. No sentido de que licenciandos em fase final de curso tenham um arcabouço de experiências e que estas possam mais tarde ser adaptadas à realidade escolar que estejam inseridos, relatamos no presente artigo uma atividade realizada em uma turma de graduação de química licenciatura que cursava, no momento, a disciplina de História da Química em uma universidade federal brasileira. Propomos neste trabalho uma discussão sobre como o uso de um documentário pode contribuir na abordagem do conteúdo da História da Ciência e no desenvolvimento de competências relacionadas à NdC pelos licenciandos. Para tanto, nos norteamos pela seguinte pergunta: “Como estratégias de ensino que abordam a História da Ciência podem contribuir para uma melhor compreensão da NdC?” Utilizamos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001) para analisar os resultados. Os resultados nos indicam que os estudantes tiveram uma excelente compreensão sobre a construção coletiva da ciência e do percurso trilhado pelos pesquisadores até chegarem a resultados considerados satisfatórios, além de perceberem a importância de várias mulheres na construção do conhecimento. Ademais, foi possível perceber uma melhora acentuada no engajamento, de forma geral, de todos os graduandos na disciplina.
Tomamos como tema a experiência docente no ensino de ciências durante o período de suspensão das atividades docentes presenciais e instauração da docência por meio remoto, que ocorreu de forma heterogênea no país como um todo, e entre os membros do grupo de forma particular.
Neste artigo apresentamos o que entendemos como um conhecimento amplo de Natureza da Ciência (NdC) levando em conta o objetivo do letramento científico para a Educação em Ciências. Esta discussão se mostra especialmente relevante porque há uma divergência de posicionamento na área. Podemos considerar como abordagem integrada de NdC para atingir tal finalidade: a análise pelos estudantes das práticas dos cientistas a partir do uso de estudos de caso da ciência, e a participação dos estudantes nas práticas científicas e a reflexão metacognitiva sobre os processos de justificação e validação do conhecimento. As duas situações são importantes porque capacitam a compreensão do trabalho dos cientistas em si, e o desenvolvimento do raciocínio científico ao aplicá-lo e analisá-lo em contexto. Este entendimento requer uma abordagem de NdC que não desvincula os processos científicos de seus produtos do conhecimento epistêmico envolvido na legitimação deles.
Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.
Neste trabalho, investigamos os papéis desempenhados pelos modelos computacionais e pelos processos de crítica e elaboração de analogias na compreensão conceitual do processo de interação fármaco-enzima. A investigação ocorreu com licenciandos do quinto período de um curso de Química ao vivenciarem um processo de ensino fundamentado na modelagem. As aulas foram filmadas e os materiais escritos produzidos pelos estudantes recolhidos. A análise desses materiais fundamentou a elaboração de um estudo de caso que nos permitiu evidenciar que a representação do sistema pelos modelos computacionais possibilitou que os estudantes desenvolvessem uma maior compreensão do conceito alvo, devido à visualização da disposição espacial dos átomos em macromoléculas e ao tratamento dinâmico desse tipo de sistema. Essa compreensão foi manifestada, principalmente, nos processos de crítica e criação de analogias. Por isso, realçamos a importância de que os licenciandos tenham experiências que os permitam refletir sobre as potencialidades e as limitações dos diferentes recursos de expressão de modelos ao vivenciarem processos de modelagem durante sua formação. Defendemos também a realização de novas investigações sobre a compreensão dos estudantes acerca da natureza dos modelos computacionais e das analogias nestes processos.